CHER AMI - VETERANO DE GUERRA |
Ao contrário do que muita gente pensa, o pombo-correio não leva uma mensagem espontaneamente a um determinado destino. Ao invés disso, ele é transportado até um determinado ponto, de onde partirá rumo ao seu pombal, graças à sua excelente capacidade de orientação.
Durante a Batalha de Argonne, a 4 de Outubro de 1918, a 77ª Divisão do Exército Norte-Americano ficou perdido nas linhas inimigas, ficando assim conhecido como o Batalhão Perdido. Assim, o batalhão acabou cercado por inimigos alemães e também sob fogo amigo dos americanos, que não sabiam que havia aliados ali.
O comandante do batalhão enviou uma mensagem ao restante exército por meio de Cher Ami que, após ter atravessado toda a região ocupada pelos alemães em apenas 25 minutos, chegou ao Quartel de Verdun gravemente ferido mas com a mensagem que tinha sido enviada. O texto indicava a localização do batalhão e pedia que cessassem o fogo, salvando a vida de 194 homens.
Como estavam alertadas para a utilização de pombos-correio por parte dos americanos, os alemães implementaram um grupo de atiradores em terra e um pelotão de águias treinadas especificamente para caçar os mensageiros, motivo pelo qual Cher Ami acabou gravemente ferido. Apesar dos ferimentos, Cher Ami conseguiu entregar a mensagem, tendo sido o único animal condecorado com a Croix de Guerre em homenagem ao seu heroísmo.

A cache é um container irregular de tamanho médio, contendo apenas o logbook. O local não é muito movimentado mas, de qualquer maneira, tenham cuidado na procura pela cache.