
#2/160 - Base Aérea de Alqueidão
Esta cache faz parte de uma série de 160 caches que percorrem todo o limite do concelho de Azambuja.
Representa-se em todo o percurso a fantástica viagem de Phileas Fogg e seu criado Passepartout descrita no famoso livro de Júlio Verne, "A Volta ao Mundo em 80 Dias". A história que aqui apresentamos é fiel ao original, sendo resumida e adaptada ao necessário para a criação dos enigmas, mas em nada alterando a história criada por Júlio Verne.
Sendo as caches desta série do tipo "Mistério" em todas conseguirá saber o local exato da cache decifrando o enigma que terá que descobrir em cada caso.
Uma pequena nota sobre os graus de dificuldade: A dificuldade no cimo desta página refere-se à dificuldade em geral para chegar à cache, juntando as dificuldades para decifrar o enigma e para a encontrar.
Boa sorte!!!!
Fórum geopt.org, o local para as suas dúvidas ou sugestões sobre os enigmas, para obter ou dar ajuda.
Dia 1 - Esquecimento
A noite estava negra e chuvosa. Phileas Fogg mantinha-se em silêncio absoluto no seu canto. Passepartout mantinha-se também mudo ainda sem perceber muito bem o que se estava a passar.
Ainda não tinham passado poucos minutos da partida quando Passepartout soltou um verdadeiro grito de desespero!
— O que foi? perguntou Mr. Fogg.
— É que... que... na minha precipitação... minha perturbação... esqueci-me...
— De quê?
— De apagar o bico de gás do meu quarto.
— Tudo bem, meu rapaz, respondeu friamente Mr. Fogg, fica a queimar gás à sua conta.
Passepartout faz contas de cabeça "Se me sai a dois shilling e 6 pence a cada vinte e quatro horas, exatamente sete pence a mais do que eu ganho, isso dá..."
Para não se assustar muito, não continuou essa conta. Mas como o patrão se mantinha em perfeito silêncio, e nada mais tinha para fazer, Passepartout recordou a sua paixão pelas contas. Pegou numa folha de papel da sua pequena mala e escreveu alguns algarismos numa forma aleatória: 48,836646 e a seguir 11,007688.
Achou curiosos os números que escreveu e pôs-se a imaginar esses números como sendo o seu gasto em gás. "Vamos imaginar que estes valores são em pence. Quanto tempo teria que deixar o bico aceso para os gastar em gás?" E assim a fazer estas contas passou uma grande parte da viagem uma vez que o seu patrão continuava em silêncio absoluto.


