A entidade promotora terá sido a Junta de Freguesia de Esmoriz e a escultura foi inaugurada no ano de 1989.
Um dos monumentos mais atractivos da cidade de Esmoriz pode ser encontrado nas proximidades da Junta de Freguesia e da Igreja Matriz. Trata-se duma escultura que homenageia uma actividade tradicional que, por seu turno, vigorou durante muito tempo na nossa região. A indústria tanoeira faz seguramente parte dum capítulo da história da localidade.
O tanoeiro fabricava e reparava pipas, tonéis, dornas e outros objectos análogos. De facto, era uma profissão humilde e detentora duma tradição de respeito.
Nos primeiros tempos, os tanoeiros naturais de Esmoriz exerciam a sua profissão noutras cidades.
Na atualidade esta actividade ainda existe em Esmoriz, embora a sua presença seja muito reduzida e sem a influência económica dos outros tempos. Todavia, o seu passado com 'ligação umbilical' à cidade justificou a construção dum interessante monumento.
A CACHE:
-A cache é de tamanho micro e contém inicialmente logbook e stashnote, não permitindo a troca de objetos.
-Fechem bem o container e recoloquem a cache da mesma forma como a encontraram, pois a sua durabilidade depende muito disso.
-Sejam mesmo muito discretos ao procurar a cache devido ao movimento na estrada sendo uma zona muito frequentada, podendo aparecer muggles sem estarmos a contar, de qualquer lado, pelo que devem ter muito cuidado!
- E não estraguem nada, pois não é necessário.
|