Vizela Cittaslow #6
O Concelho de Vizela possui uma área de 24Km2 e aproximadamente 25.000 habitantes. É composto por sete freguesias: São João, São Miguel, Santa Eulália, Santo Adrião, Infias, Tagilde e São Paio, e têm como sede a cidade de Vizela.
No concelho predomina a indústria têxtil, vestuário e calçado, cuja produção está direccionada, quase exclusivamente, para o mercado externo, e possui um desenvolvido comércio.
No que diz respeito ao Turismo, são inúmeros os recursos existentes, quer culturais, quer naturais. Todavia, Vizela está intimamente associada ao termalismo, tendo sido este legado deixado pelos povos romanos. Aproveitando a qualidade terapêutica das águas, indicadas para doenças respiratórias, de pele e reumatismos, o actual balneário termal foi construído em 1870.
Para além das Termas, são inúmeras as atracções de Vizela, desde paisagens naturais, como a obtida através do Santuário de São Bento das Pêras, passando pelo património histórico construído, como a Ponte Romana.
Rede Slowcities
O certificado de adesão, foi entregue pelo Presidente do Comité Internacional Cittaslow, perante cerca de 300 Presidentes de Câmara de cidades do mundo inteiro que também já integram a rede mundial de Cittaslows.
Inspirado no movimento Slow Food (comida lenta), o conceito Slow Cities nasceu há mais de uma década em Itália, mas entretanto já se espalhou por vários países europeus como Espanha, Reino Unido, França, ou Noruega e noutros locais do mundo.
Em Portugal, estão integradas nesta rede, as cidades de Tavira, São Brás de Alportel, Lagos e Silves, todas no Algarve, Vizela é a quinta cidade portuguesa a receber esta classificação.
Com este prémio, Vizela passa a ser classificada com o símbolo do caracol, que representa as cidades que vivem com tranquilidade e apostam em factores como a qualidade do ar e da água, a preservação da história local e de características que a tornam única – como as águas termais, a doçaria, a gastronomia, o vinho verde e o artesanato. Para se candidatar à rede, as comunidades têm que ter à partida menos de 50 mil habitantes, sendo a selecção feita com base na componente histórica dos locais e critérios ambientais e de qualidade de vida.
Fonte: http://www.cittaslow.org/network/location/314
Importante: Dentro da cache, além dos objectos habituais, vai encontrar uma pequena folha com um número, junto do logbook. É necessário anotar este número. Juntando os códigos das 6 caches Cittaslow #1 GC49DKJ, #2 GC49DKP, #3 GC49DKZ, #4 GC49DMM, #5 GC49DN0, #6 GC49DN7 conseguirá obter as coordenadas da localização da cache Bónus GC49DNE
Caso tenho alguma dúvida, ou necessite de algum esclarecimento, é favor contactar o responsável do projecto: trilhosecaminhos
Descrição da cache: O container é small. Apenas contém logbook. Levem material de escrita.
Cuidado com os muggles. Por favor deixem igual.
|