Skip to content

<

#3/9 Memórias de uma Aldeia

A cache by ag_joaninha7 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/12/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta é uma série de caches que vos vai levar a dar um passeio e conhecer a nossa Vila do Carvalho.
Em cada uma das caches irão descobrir um número que será necessário para encontrar a bónus cache.
Iremos começar por falar um pouco desta tão bonita vila.



Vila do Carvalho



Localizada na parte norte do concelho da Covilhã, na encosta da Serra da Estrela.
Seguindo-se por uma estrada denominada por "varandim mágico", de onde se desfruta de uma bela vista panorâmica, localizamos a antiga povoação do Carvalho, na margem direita da ribeira do mesmo nome.
A freguesia de Vila do Carvalho confronta com as freguesias do Teixoso, Canhoso, Cantar-Galo, Cortes do Meio e Verdelhos, distando 4 quilómetros da sede de concelho.
Denominada inicialmente por Aldeia do Carvalho, foi elevada à categoria de vila a 24 de Agosto de 1989.
É composta pelos seguintes lugares: Acinzas, Barreira, Barroca, Cabeço Gordo, Calva, Castinçal, Lameiro da Mouta, Perdigueiros, Portais, Pouso, Prazo, Rego da Água, S. Domingos, Trapas, Vale de candeias e Beringueira.
Sobre a origem etimológica do nome da freguesia registam-se duas versões. Uma, considera que o nome advém da proliferação na actual freguesia de vários carvalhos; outra, esclarece que no local onde os carvalhos teriam existido em abundância, um carvalho notável se teria destacado em relação aos outros, dando o nome à primitiva aldeia.


 


Filarmónica Recreativa Carvalhense


 

A caminho desta cache poderão encontrar a Filarmónica Recreativa Carvalhense.
Fundada a 1 de Janeiro do ano de 1908 por um grupo de homens vocacionados para a arte musical, tendo como lema "Ao serviço da cultura de um povo".
Este grupo foi encabeçado pelo Reverendo Pároco da freguesia, da então Aldeia do Carvalho, hoje Vila do Carvalho, Padre Parente tendo este sido o seu primeiro maestro. Ao longo dos anos, esta formação musical começou a crescer numericamente e artisticamente, chegando aos nossos dias com cerca de 50 elementos com uma média de 25 anos de idade todos amadores e formados na sua Escola de Música, com um alto nível artístico reconhecido por todos quantos já tiveram oportunidade de o testemunhar.

Ao longo dos seus 100 anos de existência a FRC, tem desempenhado com dignidade um papel importante no desenvolvimento sócio cultural da região, o que lhe tem dado um enorme prestígio, reconhecido com a atribuição do estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública aprovado em Conselho de Ministros e publicado em Diário da República 2ª série, n.º 243 de 22 de Outubro de 1991 e pela atribuição da Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal da Covilhã em 20 de Outubro de 2000.




A Cache:


É uma micro-cache que contém logbook e um lápis!
 


Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.