Skip to content

<

F.C.C. - Aldeia do Souto

A cache by herminios Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/18/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


                

HISTÓRIA

O nome da freguesia é de origem botânica e provém da abundância de castanheiros ou soutos de que era fértil a região, os quais atacados por doença no início do século, foram reduzidos no seu número, contudo e segundo o Dr. Alexandre Carvalho Costa em Lendas, Historietas e Etimologias Populares e Antigas Etimologias respeitantes a Cidades, Vilas, Aldeias e Lugares de Portugal Continental, refere: "Aldeia do Souto - deve de facto, significar uma "aldeia" lavrada (sentido de território agrário) em sentido antigo era (e ainda hoje não desapareceu de todo, pelo menos literariamente)o de mata de quaisquer árvores selvagens". Outros autores, no entanto, não concordam com esta tese.
Do património edificado desta freguesia destacam-se além da Igreja Matriz a Capela de Nossa Senhora do Carneiro que apresenta uma imagem muito antiga de Nossa Senhora.

           

A história da paróquia de Aldeia do Souto, concelho da Covilhã, diocese da Guarda, perdeu-se nos séculos. Tudo leva a querer que a igreja era um templo românico, mas devido às muitas alterações, já pouco tem do que tinha primitivamente. Por volta de 1880 foi construida a torre e aumentada a igreja para a frente, o equivalente à torre. Para se poderem realizar estas obras foi vendida uma parte da serra de Aldeia do Souto por cem mil réis aos Srs. Alçadas da Covilhã e então o local passou a chamar~se, até ao dias de hoje, "Carvalhal dos Alçadas". 

    

       Igreja Matriz                                  Largo Dr. Januário Barreto

ACTUALIDADE

Situada a norte do concelho e a 18 quilómetros da cidade da Covilhã, a freguesia de Aldeia do Souto encontra-se nas abas da Serra dos Barreiros Brancos, com uma área de 10,21 Km2. É limitada pelas povoações de Orjais e Vale Formoso e pelo Rio Zêzere.
Em termos administrativos, pertenceu ao concelho de Valhelhas (Guarda) desde 1835 até 1855, passando nessa data para o concelho da Covilhã.

Orago: S. João
População: 264 habitantes
Actividades económicas: Agricultura, fruticultura, pecuária, criação de gado bovino, construção civil e pequeno comércio
Festas e Romarias: São João Baptista (24 de Junho) e Nossa Senhora do Carneiro (2º Domingo de Agosto, com a duração de 3 dias)
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Capela da Senhora do Caneiro, Capela de São João Evangelista, Arco do São João, Fonte da Maria Janeira e Fonte da Biquinha
Outros locais de interesse turístico: Zona envolvente à capela de Nossa Senhora do Carneiro e monumento em memória do Dr. Januário Barreto
Gastronomia: Porco recheado
Artesanato: Vassouras (bracejo)
ColectividadesGrupo de Cantares de Aldeia do Souto; Grupo de Bombos; Clube Recreativo de Aldeia do Souto e Centro Dia.
Jogos Tradicionais: Jogo da Malha, Jogo da Raioula e Jogo da Bilharda.

 

A CACHE

Esta é uma cache da série F.C.C. (Freguesias do Concelho da Covilhã) que irei publicar para que assim possais conhecer um pouco melhor as povoações do concelho.

Ter em conta que em cada uma delas irá aparecer um algarismo no interior da cache que vos permitará chegar a uma bónus cache no final da série.

Para encontrarem a coordenada final desta cache teram que realizar algumas tarefas que vos irão ser pedidas:

Estacionem nas coordenadas sugeridas junto à Igreja Matriz.


1 - Inicie este percurso no agradável fontanário da Maria Janeira.
Água pura e cristalina, conhecida por muitíssimas pessoas de diversas localidades, oriundas desde a cidade da Guarda, até à cidade da Covilhã, que no quotidiano se vêm debruçar a apanha-la na muito conhecida "Fonte da Maria Janeira" à entrada de Aldeia do Souto. Esta fonte, destaca-se por manter um óptimo e permanente caudal de água ao longo do ano, revelando haver "abundância de tal liquido precioso, nesta terra" e nas épocas mais quentes do ano, realça-se de entre tantas qualidades, o facto de ser bastante gelada.
Quanto ao nome de "Fonte da Maria Janeira", dizem as pessoas mais antigas que este nome derivou de uma lenda.

Na frontaria da fonte e por baixo do ano da construção (1875) existe outro algarismo. Anotem-no.
Isto será o valor "A".


2 - Suba agora pela Rua do Pontão na direção da Igreja Matriz, perto está colocado o busto do ilustre filho desta Terra, "Januário Barreto", que acabou por dar seu nome ao respectivo Largo, hoje designado por " Largo Dr. Januário Barreto". Este, nascido nesta Freguesia em 1877, foi, aluno da Casa Pia de Lisboa, médico, precursor do futebol em Portugal, fundador e 1º Presidente eleito do Sport Lisboa e Benfica e da Liga Portuguesa de Futebol.
Faleceu em 1910.

Procurem numa placa junto à base do monumento o dia da sua inauguração.
Este valor será o "B".
Andaram 170m.

 

3 – Continuando subindo agora pela Rua da Quinta Cimeira vá até ao fontanário que deu nome a esta rua.

Ao longo deste percurso irão passar pela sede da junta de freguesia, um edifício novo e moderno. Mais acima encontra-se a piscina de água salgada da freguesia que é muito procurada nos meses de verão, e logo ao lado um espaço público onde existem alguns aparelhos de ginástica que a junta de freguesia construiu e pôs à disposição da população. Mais um pouco e chegou à fonte.

Na placa colocada na fonte da Quinta Cimeira qual é o ano que está gravado?

Isto será o valor "C".

Percorreram mais 135m.

 

4– Voltem agora para trás e dirijam-se ao forno comunitário pela Rua do Limoeiro. Em que dia foi inaugurado este forno?

Este valor será o “D”.

Andaram  210m.

 

Agora na posse de todos os elementos necessários procedam ao seu cálculo e chegaram à cache final que se encontra perto.

F  = A + 1

G = B - 13

H  = C  1983

I  = 6 - D 

Operação de controle:  (F+G+H+I)x3 = 51

 



COORDENADA PARA A CACHE FINAL SERÁ :    N 40º 21, 9 F G

                                       W 007º 23, 8 H I

         

Que tenham um passeio agradável e divirtam-se..

Saudações

Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

An dhvan qb tenqrnzragb gvene n gnzcn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.