Skip to content

This cache has been archived.

Gouldians-Team: fui

More
<

A Carpa Comum

A cache by Gouldians-Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/15/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A carpa comum

A carpa veio do Extremo Oriente. Mas não se sabe ao certo quando foi introduzida na Europa. Terá chegado provavelmente durante a era romana, mas foi na Idade Média que a sua criação foi disseminada nos planos de água da Grande Planície europeia. Este peixe tornou-se numa fonte de proteínas apreciada durante o período de jejum imposto pela religião cristã. O facto de a criação da carpa ter sido aperfeiçoada em zonas dominadas por mosteiros não será fruto do acaso. Já naquela época, a vontade de preservar os melhores espécimes para a reprodução levou a uma selecção genética que deu origem ao peixe robusto, generoso em carne e com a impressionante longevidade que conhecemos hoje, incluindo no ecossistema selvagem. A criação semi-extensiva em albufeiras teve início no século XIX e é ainda praticada actualmente, sobretudo na Europa Central, onde a carpa mantém uma grande presença na gastronomia.

 

Nome científico – Cyprinus carpio 
Produção (UE-27) – 66.330 t (2007); 2% da produção mundial.
Valor (UE-27) – 140 milhões de euros (2007).
Principais países produtores da UE – República Checa, Polónia, Hungria, Alemanha.
Principais países produtores a nível mundial – China, Indonésia, Mianmar.

Reprodução

Os reprodutores são seleccionados com base nas suas características físicas e capturados em albufeira durante o período da desova.

 

Criação dos alevins

Logo a seguir à sua eclosão, as larvas são transferidas para pequenas cubas com pouca profundidade, alimentadas com água entre 18 e 24°C rica em zooplâncton, de que as larvas se alimentam assim que perdem o seu saco vitelino.

 

Criação dos juvenis

Transferidas na Primavera, as carpas juvenis são mantidas até à chegada do Inverno numa albufeira preparada todos os anos para o efeito.

 

Engorda

Na Primavera do seu terceiro ano de existência, as carpas são introduzidas em albufeiras grandes de engorda onde se alimentam naturalmente no ecossistema, mas recebem um complemento alimentar sob a forma de granulados compostos por óleo e farinha de peixe, farinha vegetal e suplementos vitamínicos e minerais.

 

Consumo

Actualmente, a carpa é essencialmente produzida nos países da Europa Central onde faz parte dos pratos tradicionais dos períodos festivos de fim de ano e da Páscoa.

 

A cache contem logbook e material de escrita.

Estuário do Sado preserve a natureza, faça a cache a pé ou de bicicleta.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)