ARA - Igreja Nossa Senhora da Luz
Fonte: www.flickr.com
A Igreja de Nossa Senhora da Luz, dedicada à Santa e padroeira da freguesia, é um edifício arquitectónico rodeado da rústica via-sacra de Lousa, quer a capela, quer a aldeia da Luz vieram suprir necessidades de ordem religiosa e de estratégia económica e política numa zona de grandes movimentações humanas, principalmente durante as guerras com os mouros, numa primeira fase, e, mais tarde, com os espanhóis.
Embora na área da freguesia se tenham referenciado diversos sítios com ocupação pré-histórica e romana, para a época medieval/moderna não existem referências a: ocupação anterior a finais do século XV.
Por razão da submersão, foi refeita a Igreja de Nª Srª da Luz, recorrendo aos métodos antigos de construção e integrando os elementos arquitectónicos originais do templo quinhentista. Também as terras de cultivo, agora regadas, foram distribuídas à população, impondo-se a vinha e o olival na nova paisagem.
Foi também construído o Museu da Luz, espaço que reativa memórias e evidencia identidades, tendo em vista a reconstrução do lugar.
Fonte:http://www.jf-luz.pt/