Skip to content

Ponte Romana [Mação] Traditional Cache

Hidden : 05/05/2013
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta geocache pretende levar quem a procura a conhecer este monumento, que conta o passado não só da vila de Mação mas também de Portugal, relembrando a passagem do povo Romano e o desenvolvimento arquitectónico que estes trouxeram.

 
Mação é vila sede de concelho, pertencendo ao distrito de Santarém, e situa-se na região da Beira Baixa.
 
O nome de Mação tem duas possíveis explicações: a primeira relacionada com o termo francês "maçon", sendo então o povoado filho de um pedreiro-maçon que ali se tivesse instalado com a sua arte (ou então que esse homem se chamasse Maçon que era a antiga forma de se escrever Marçal); a segunda explicação (mais plausível) está relacionada com o termo latino "mansio-mansionis" que significa estalagem (pousada, mansão). Assim, nesta estalagem repousariam os viajantes no tempo da dominação romana quando, vindos de Tubuci (Abrantes), pela terceira via militar que ligava aquela povoação a Mérida, para Castra Leuca (Castelo Branco), passassem por uma das duas ramificações seguia para norte em direcção a diversos assentos de população romana (Amêndoa, Cardigos e Carvoeiro), a segunda seguia para sul em direcção ao importante povoado romano da Ribeira de Nata (Belver).
 
 
Esta geocache irá levar quem a procura a conhecer este monumento, que conta o passado não só da vila de Mação mas também de Portugal, relembrando a passagem do povo Romano e o desenvolvimento arquitectónico que estes trouxeram.
Chamada de Ponte de Mação / da Ladeira d'El-Rei de circulação exclusivamente pedonal.
Ponte provavelmente construída entre o século I a.C. e o século I d.C., apresenta características de arquitectura romana e gótica. É constituída por dois arcos redondos, um deles reforçado com um arco quebrado.
 
 
 
Espero que quem visitar esta cache desfrute da cache em si mas principalmente do local e aproveite para conhecer a vila e as povoações do concelho que tem como atractivos a natureza e a gastronomia.
 
A CACHE
 
Contem:
- Stashnote
- Logbook
- Lápis
 
Deixem tudo como encontraram ou melhor.
Sendo esta a nossa primeira cache espero que gostem e todas as criticas são bem-vindas para uma evolução positiva desta e de futuras caches. 
Como é habitual é necessário descrição nas buscas para a permanencia da cache no local, devido aos vizinhos bastante perto assim como as hortas envolventes da ponte.

Additional Hints (No hints available.)