A Quinta-feira da Espiga ou Quinta-feira da Ascensão ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno ramo de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano. As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias. O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios. A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; luz; Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.
Concelhos cujo feriado municipal é a Quinta-feira da Espiga ou Ascensão: Alcanena, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobra De Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira.
Neste dia era habitual as crianças e jovens desta localidade juntarem-se aqui para apanhar o tradicional ramo da espiga, fazer um piquenique e passar o dia em jogos e brincadeiras. Eu era criança e lembro-me muito remotamente disso, uma tradição que se foi perdendo com os anos… A cache foi removida do seu local inicial que era no casal que daqui se vê, para dar lugar a outra grande cache, a Universidade de Feitiçaria-Magia. Do local onde agora se encontra a cache pode-se avistar não muito longe o "Casal" e os terrenos onde foram vividas algumas experiencias anteriormente relatadas.
A Cache:
O local é de fácil acesso e de pouco movimento. Se for de carro, pode estacionar bem perto. ATENÇÃO: A visita ao interior das instalações do "Casal" é da exclusiva responsabilidade de cada um, pode ser perigoso se o fizerem de noite.
Conteúdo inicial:
Logbook
Lápis
Folha de regras
Sejam discretos, a sobrevivência da cache depende disso!!!
nunosofia
A. D. R. Achada - Geocaching Team
!!!FAZ-NOS UM LIKE!!!
https://www.facebook.com/ADRAchada.Geocaching