Esta cache pretende dar-vos a conhecer um sítio já há muito conhecido por mim onde ia muitas vezes pescar com o meu pai, as Lagoas das Colhoas.
Trata-se de um sítio recatado, sossegado, onde podem aproveitar para almoçar, pescar, andar com os barquitos telecomandados ou simplesmente descansar. Podem ainda observar as partidas e chegadas dos aviões à Base Aérea.
Situadas junto à Base Aérea nº1, com entrada pela estrada que liga o Algueirão Velho ao Ral, estas lagoas foram em tempos umas antigas pedreiras, hoje abandonadas.
São 3 lagoas distintas e de consideráveis dimensões, no entanto uma delas já foi anexada por uma fábrica.
Aqui é permitido pescar e habitam (ou habitaram) várias espécies de peixes, entre eles os pimpões coloridos, carpas, perca-sol, achigãns, e há quem diga que ainda por lá existem uns bordalos.
Apesar de já lá ter visto muita gente a mandar uns mergulhos, aconselho a não o fazerem, pois as lagoas têm lodo e as comunidades de pescadores locais falam em profundidades superiores a 15 metros.
Uma destas lagoas serve ainda de casa a uma quantidade incomum de nenúfares. Peço que, por maior que seja a vontade, não os arranquem para levar para casa e plantar nos vossos lagos, pois estes estão presos a uma grande profundidade e de nada servirá se arrancarem o nenúfar e não levarem o bolbo, ele não irá pegar, acabará por morrer, e irão a pouco e pouco acabar com a colónia.
Podem ainda, para além destas lagoas, seguir para Noroeste e cerca de 250m à frente encontrarão um outro lago, também este uma antiga pedreira, mas consideravelmente mais pequeno e menos apetecível para a vista, mas que pode ser ideal para uma pesca mais recatada e longe de olhares alheios.
Se em vez de pararem nas lagoas continuarem em frente pela estrada, estarão a seguir junto ao cercado e em direcção ao portão Sul da Base Aérea. Em tempos, esta era a estrada que ligava o Algueirão a Montelavar/Pêro Pinheiro. Esta estrada atravessa a pista de aviões e, antigamente, haviam cancelas que fechavam ao trânsito cada vez que aterrava ou descolava um avião. Hoje o trânsito passa pela N9 e este troço passou a estar fechado.
A cache não contém material de escrita, pelo que devem levar.
Tenham também em atenção o não dar muito nas vistas. Se o local estiver cheio de muggles (o que acontece principalmente ao fim de semana) redobrem o cuidado. A longevidade da cache depende apenas da discrição que tiverem em procurá-la ;)
Isenção de responsabilidade:
Devido à grande profundidade das lagoas, peço que tenham muito cuidado, especialmente se levarem crianças. Os geocachers assumem total responsabilidade pela sua visita.
Peço por favor que não coloquem fotos da cache.