Assim sendo as origens etimológicas da palavra Aguim vem intimamente ligada às origens da povoação na medida em que ambas resultam da ocupação romana (séculos I a V d.c.) destas paragens. Desses tempos poucos foram os vestígios de umas sepulturas de tijolo encontradas nos " Chães de São Miguel" e, eventualmente, um ou outro pequeno vestígio cerâmico ou metálico.
Se foi com os Romanos que tudo começou não foi, seguramente, com o fim do seu domínio que a povoação desapareceu. Contudo, as notícias referentes a Aguim só voltam a surgir já em plena Idade Média, no momento de ocupação e organização do território conquistado aos Muçulmanos.
Longo foi o período de esquecimento marcado pelas invasões Bárbaras, a formação dos reinos suevo e visigótico, a invasão Muçulmana e os avanços e recuos da Reconquista cristã. A tudo deve ter resistido o foco populacional erigido em redor da "villa" do romano Aquilino pois, parece difícil, a extinção da povoação e posterior refundação. O próprio nome da povoação mantém a sua ligação às origens romanas.
A primeira notícia é a que surge em 1101 numa carta de venda de metade de Morogos que pertencia a Elduara e seus filhos que a venderam a Gonçalo Bermudes e a sua mulher Maria Daviz. Neste documento, Aguim surge como uma das confrontrações. Teria então o nome de Aquilin numa patente ligação às suas origens romanas. Com o passar do tempo a palavra vai degenerando até chegar ao actual topónimo. De Aquilini a Aquilin > Aguilin > Aguiin > Aguiim > Aguim.
Fonte: Junta de Freguesia de Aguim
A CACHE
Em Aguim existem dois vértices geodésicos. Um é a Torre da Igreja e o outro situa-se no cimo do depósito de àgua.
A LOCALIZAÇÃO DO CONTENTOR
Estando na bifurcada(*), a Torre da Igreja(PONTO "1") fica no azimute 208 e o Depósito de Água(PONTO "2") fica no azimute 248.
AS COORDENADAS DADAS NÃO SÃO AS DO CONTENTOR FINAL MAS SIM AS DO PONTO "A" conhecido como Largo de SOBREIRINHO
O contentor é de tamanho pequeno e permite a troca de pequenos presentes. BYOP.
(*) deste local já não é possível avistar os 2 VGs de Aguim porque as árvores cresceram tapando agora a visão. No GeoCheck têm o resto da informação que antes encontravam no 1º contentor.