A Estação Ferroviária de Évora, também conhecida como Estação de Évora, é uma plataforma ferroviária da Linha de Évora e dos Ramais de Reguengos e Mora, que serve a localidade de Évora, em Portugal.
História
Século XIX
A ligação entre Novas e Évora foi inaugurada em 14 de Setembro de 1863, pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Sueste; o troço seguinte, até Estremoz, entrou ao serviço em 22 de Dezembro de 1873.
Século XX
Em 16 de Março de 1903, uma portaria aprovou o plano para a realização de obras nesta estação, de forma a aumentar a sua capacidade para os serviços de mercadorias, cujo movimento estava, naquela altura, a ultrapassar as infra-estruturas disponíveis; este documento foi elaborado pelo engenheiro-chefe de Via e Obras, Augusto Victor da Costa Sequeira, sob ordens do Conselho de Administração. As obras consistiram na construção de cais cobertos e descobertos, e das correspondentes vias de acesso e manobras, a Norte da estação, e da modificação das vias a Sul da estação, devendo ser construída uma linha perdida, para o carregamento de cortiça. Esta zona não deveria ter quaisquer edifícios, de forma a poder ser modificada quando se fosse concluída a ligação às Linhas de Ponte de Sôr e Reguengos.
Uma lei de 1 de Julho do mesmo ano autorizou a construção da Linha de Ponte de Sôr, tendo o primeiro troço, até Arraiolos, sido aberto à exploração em 21 de Abril de 1907; por seu turno, a construção da linha até Reguengos de Monsaraz foi ordenada por uma lei de 24 de Abril de 1903, sendo esta ligação inaugurada em 6 de Abril de 1927.
Página consultada em 15 de Maio de 2013 <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_%C3%89vora>
A cache apenas contem logbook e um pequeno stashnote, levem algo para escrever.