Skip to content

O Choco Traditional Cache

Hidden : 05/25/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache tem apenas logbook. Leve material de escrita. Desfrute da paisagem e tire fotos. Partilhe connosco nesta página.

O Choco

O choco, Sepia officinalis, é um cefalópodede grande valor comercial que habita as zonas mediolitoral e infralitoral do Atlântico, desde o Canal da Mancha até à costa ocidental africana e Mediterrâneo, estendendo-se verticalmente até aos 250 m de profundidade.

Tal como grande parte dos moluscos, os chocos possuem uma concha calcária mas, neste caso, interna. Podem atingir um comprimento total, incluindo a cabeça e os braços, de mais de 50 cm, embora sejam geralmente mais pequenos, com uns 30 a 40 cm. A longevidade destes animais pode atingir os 2 anos.

Os chocos alimentam-se de pequenos moluscos (bivalvese gastrópodes), caranguejos e outros cefalópodes, podendo, inclusivamente, alimentar-se de outros indivíduos da mesma espécie. São predados essencialmente por peixes.

Os chocos apresentam um comportamento de acasalamento interessante, muito estereotipado e ritualizado. Sempre que um indivíduo aparece no campo de visão do macho, este desenvolve um intenso padrão zebrado e estende o quarto braço. Este conjunto de características comportamentais é exclusivo dos machos. Caso não haja uma resposta semelhante por parte do outro, assume que o parceiro é uma fêmea e começa a cortejá-la. A cópula, que dura geralmente 2 a 5 minutos mas que se pode estender até aos 20 minutos, ocorre numa posição característica, cabeça contra cabeça, sendo o esperma depositado no receptáculo seminal da fêmea com o auxílio do hectocótilo. Se, pelo contrário, houver uma resposta com o mesmo padrão, o que indica que o outro indivíduo é igualmente um macho adulto, inicia-se uma disputa. Os dois machos movimentam-se um à volta do outro e empurram-se com os braços e manto. Se nenhum dos machos se retira, um deles ataca o outro tentando mordê-lo, mas não originando normalmente ferimentos graves. Finalmente, o macho derrotado retira-se e cessa a exibição do padrão zebrado.

In http://www.biorede.pt


Receita

Choco Frito à moda de Setúbal

Ingredientes:

1,5kg de choco grande e congelado, cortado em tiras

Óleo, pimenta e farinha de milho q.b.

Preparação:

Coloca-se uma frigideira, com óleo suficiente para fritar o choco, ao lume. Entretanto, temperam-se as tiras de choco com pimenta e passam-se por farinha. Quando o óleo estiver bem quente, frita-se o choco. Retira-se do óleo e reserva-se em cima de papel absorvente, para retirar o excesso de gordura.

Acompanhar o choco com batatas fritas e uma salada de alface, tomate e orégãos.

 

in http://umgostopolvilhadocomsabor.blogspot.pt

 



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)