A pescada inclui-se na ordem dos peixes gadiformes. Contudo, não apresenta um dos sinais característicos desta família de peixes: a barbela rígida no queixo. O maxilar inferior é ligeiramente saliente e a barbatana anal é muito longa. Este predador distingue-se por uma outra particularidade: a cavidade bucal e branquial de cor negra, bem como a cabeça com formato pontiagudo. Existem diferentes variedades de pescada em todo o mundo, sendo a europeia bastante recorrente em diferentes zonas do Atlântico, no Mediterrâneo e no Mar do Norte.
Outros géneros são capturados nas regiões costeiras do Sul de África, América do Norte, Argentina e Uruguai. Nas regiões de França e das Ilhas Britânicas estes peixes atingem 33 cm de comprimento com uma idade de 4 anos.
Quando adulta, chega a medir um metro e a pesar cerca de 10 kg. Durante o dia vive junto ao fundo do mar, enquanto que durante a noite segue para águas livres, junto à superfície, em busca de arenques, espadilhas, anchovas, sardinhas e sardas.