Skip to content

Linguado - Paralichthys Traditional Cache

Hidden : 06/16/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO


Linguado é o nome vulgar de várias espécies de peixes pleuronectiformes, a maioria das quais pertencentes aos géneros Paralichthys e Solea.

As características dos linguados são: o corpo oval e achatado; medem de 30 a 50 cm de comprimento, pesam de 2 a 3 kg. A sua cor é castanho-escura na parte superior e branca na inferior. Procura locais mais fundos quando a temperatura desce. Para se protegerem dos predadores, têm o corpo com manchas que imitam o fundo dos locais onde vivem (mimetismo). Apesar de a maioria das formas ser típica de água salgada, existe ainda o linguado-de-água-doce (Achirus lineatus).

Linguados nascem como peixes normais, com um olho em cada lado da cabeça. Conforme crescem, aderem a condição dextrógira ou levógira, similar às pessoas canhotas e destras. Levógiros são aqueles com migração do olho para o lado esquerdo da cabeça durante o desenvolvimento e dextrógiros com migração do olho para o lado direito da cabeça.

O linguado (Solea solea) legítimo é um dos peixes mais característicos e abundantes da Ria de Aveiro, habitando os seus fundos areno-vasosos em quase toda a extensão da laguna. O linguado é um dos peixes de paladar mais fino e delicado, do qual se extraem, sem dificuldades, lombos de suculenta carne. Grelhado ou “au meunier”, o linguado é um peixe de digestão muito fácil, que o deixará agradavelmente satisfeito.

Additional Hints (No hints available.)