>Este Power Trail, constituído por 13 caches, pretende dar a conhecer algumas das aves mais representativas da fauna endémica dos Maciços Montanhosos da Arrábida.
Uma vez que a 13ª é uma cache mistério não se esqueçam de anotar o número que se encontra no log book para obterem as coordenadas finais da mesma.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O rouxinol (Luscinia megarhynchos), também conhecido como rouxinol-comum, é um pequeno pássaroanteriormente classificado como um membro da família Turdidae mas pertencente à família dos Muscicapideos que são restritos ao Velho Mundo.
O rouxinol foi catalogado como 'Pouco Preocupante' pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).1
É uma espécie insectívora e migratória, procriando em florestas e moitas na Europa e no sudoeste da Asia. A sua distribuição estende-se mais a sul do que o seu parente próximo Luscinia luscinia. Nidifica no chão, dentro ou perto de densos arbustos. Inverna no sul de África. Pelo menos na Renânia (Alemanha), o habitat de reprodução dos rouxinóis está de acordo com certo número de parâmetros geográficos.2
· menos de 400 m (1300 ft) acima do nível do mar
· temperatura durante a época de crescimento acima de 14°C (57°F)
· mais de 20 dias/ano em que a temperatura excede 25°C (77°F)
· precipitação anual menor que 750mm
· índice de aridez inferior a 0.35
· longe de dosseis florestais
O rouxinol é um pouco menor que o pisco-de-peito-ruivo, com 15–16,5 cm (5,9–6,5 in) de comprimento. É castanho claro em cima, excepto a cauda ligeiramente avermelhada e branco sujo em baixo. Os sexos são similares.
O rouxinol canta geralmente de noite, mas também às vezes durante o dia. Escritores antigos afirmavam que era a fêmea que cantava, quando é de facto o macho a fazê-lo. O canto é muito alto, com uma impressionante variedade de assobios, trinados e gorgolejos e é particularmente audível à noite, porque sendo uma ave tímida, poucas aves estão cantando. É por essa razão que o seu nome inclui a palavra 'noite' em muitos idiomas. Também por ser tímida, esta espécie esconde-se geralmente no meio de vegetação densa e raramente se deixa ver.
Apenas os machos sem par cantam regularmente de noite, e o canto nocturno serve para atrair uma parceira. O canto de madrugada, um pouco antes do nascer do sol, é assumido como sendo importante na defesa do território da ave. Os rouxinóis cantam ainda mais alto em zonas urbanas, para superarem o ruído de fundo. O traço mais característicos do canto é o seu alto e continuo crescendo ao contrário do seu parente próximo Luscinia luscinia, que tem um canto parecido com o som de alarme de um sapo.
|