Skip to content

<

A Paradise Called Gerês - Lagoas do Marinho

A cache by Silvana Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/24/2013
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A PARADISE CALLED GERÊS!

 

 

Esta cache foi criada no intuito de dar a conhecer uma das mais belas e poucas conhecidas paisagens do Gerês: As lagoas do Marinho.

Como chegar?

Ao avistar á placa de sinalização que indica aldeia de Lapela á direita, vire á esquerda em: N41º44.967,    W007º49.946

Avance até a uma pequena ponte. Alguns metros antes da ponte, existe um caminho de terra batida á esquerda. Vire e siga o caminho até ás seguintes coordenadas: N41º45.757,     W008º01.788

Deixo já indicação do mau estado do piso.

A partir daqui, o trajecto deverá ser feito a pé pois o acesso está condicionado  a residentes, pastores e apicultores.

Ao longo do caminho irá avistar do lado esquerdo, o “Alto da Surreira do Meio Dia” e mais á frente do lado direito, a “Roca Alta”. Continue o passeio até chegar á cache inicial, de onde poderá avistar o “Fojo de Alcântara”. A subida é bastante acentuada, mas a paisagem vale a pena. 

 

 

      

Daí seguirá em direcção á cache final que se encontra algures nas proximidades das Lagoas do Marinho. Uma é denominada pelos pastores e apicultores de “Lagoa” e a outra de “Lago”.

Poderá aproveitar o abrigo dos pastores para lanchar.

 

Informação relevante:

Embora sejam poucas as formas claramente glaciárias, nas serras da Peneda e do Gerês foram identificados vestígios dessas glaciações, dos quais merecem especial destaque os do Alto Vale do Vez e zona de Cocões de Concelinho - Lagoa do Marinho (vales com perfil em U; moreias; circos glaciários; superfícies de granito polidas, estriadas e com sulcos; depósitos glaciários).

 

 

Percursos complementares:

Depois de avistar a primeira lagoa, siga em direcção á segunda lagoa e daí, seguindo a linha de água, até chegar à varanda natural que se encontra adiante. Poderá observar a passagem do Ribeiro do Couce para a Corga da Pena Calva, a montante.

Da varanda, deve retornar ao caminho que passa junto à cabana do pastor e daí e se virar à direita, avista as imponentes marcas do glaciar dos Cocões do Concelinho.

Pode ainda visitar, se quiser, as minas do Borrageiro que ficam relativamente perto.

 

O meu agradecimento ao Mightyreek pela sua contribuição para esta cache.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.