Skip to content

This cache has been archived.

MightyREV: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das caches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.


MightyREV
Community Volunteer Reviewer
Centro de Ajuda|Trabalhar com o Revisor|Revisões mais rápidas|Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

BTT uma Paixão

A cache by Poseidon Bikers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/24/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


BTT

 
A modalidade desportiva BTT  nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios diferentes das competições de estrada tradicionais e actividades para dias sem ondas.
Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bicicleta exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos,  guiador recto, travões cantilever e desviadores traseiro e dianteiro; Tom Ritchey e Gary Fisher, pioneiros na prática do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo e fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: fabricou a primeira bicicleta para a pratica do BTT, a Breezer # 1 em Outubro de 1977, e que a 01-05-2012 esteve a pedalar connosco nos trilhos próximos da localização desta cache, foi um prazer enorme!!!
 
As bicicletas de BTT diferem das bicicletas de estrada em diversos aspectos:
  • Usam pneus mais largos e cardados (geralmente acima da largura 1.5"), que absorvem impactos de forma mais eficiente, são robustos, oferecem maior controle e tracção da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama. Em contrapartida, oferecem baixo desempenho nos troços de asfalto.
  • Usam amortecedores, ou só à frente conhecidas como Semi-Rígidas (Hardtail), ou à frente e a atrás, conhecidas como bicicletas de Suspensão Total (Full Suspension), projectadas para oferecerem maior conforto e, consequentemente, reduzir os impactos sentidos pelo ciclista e permitir maior controle da bicicleta. É importante ressalvar que não é necessário possuir o amortecedor traseiro, motivo pelo qual diversos ciclistas de diversas categorias do BTT preferem bicicletas Semi-Rigidas do que Suspensão Total.  Existem diversos sistemas de amortecimento: amortecimento pneumático, sistemas combinados (mola com elastómero, mola com ar, mola com óleo, ar óleo e mola, ou até mesmo eléctricos (elementos de amortecimento, mais o circuito electrónico).
  • Possuem quadros reforçados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer grandemente o peso do conjunto, como é o caso das bicicletas destinadas à categoria All Mountain;
  • O guiador  pode possuir diversos formatos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Podem ser retos (inicialmente utilizaram-se guiadores rectos) ou elevados, com diversos ângulos e recuos.
  • Possuem aros de 24", 26" e, lançado há poucos anos, bicicletas com rodas de 29", conhecidas por 29er. Em geral, utiliza-se 26", em vez dos aros 700 do ciclismo de estrada. Os aros costumam ser de parede dupla, mais reforçados e pesados que os de ciclismo de estrada, de modo a evitar deformação na transposição de obstáculos. Recentemente está-se usar também aros de 29", 27,5" e misturas, como 29" na frente e 26" atrás e vice-versa.
  • As relações de andamentos são mais leves que nas bicicletas de estrada, mas possuem a mesma precisão. Hoje em dia a quantidade de relações varia entre as 21 e as 30 relações de andamentos.
A tendência de mercado é que bicicletas de montanha venham a ter a relação de andamentos muito próxima às bicicletas de estrada, como é o caso de muitas bicicletas de Cross Country que começaram a ser equipadas com relação de 20 andamentos (10 andamentos  na cassete e dois na pedaleira), como é o caso das bicicletas de estrada, em alguns casos são utilizados uma relação de 11 (11 na cassete e prato único na pedaleira).


Há várias modalidades desportivas que podem ser incluídas na categoria BTT. O equipamento mínimo em todas elas, além de uma bicicleta adequada, é composto de capacete, luvas, óculos de protecção, uma câmara-de-ar de reserva, bomba-de-ar, kit de ferramentas, água (mochila com depósito ou cantil encaixado na bicicleta, com água ou mistura isotónica)e alimentos (geralmente barras de cereal, frutas ou algo igualmente rico em carboidratos e fácil de carregar). E o mais importante: por ser um desporto, de maneira geral individual, é de extrema importância que o ciclista possua conhecimentos básicos de manutenção e reparação de bicicletas.
  • Cross-country ou XCO: É a prova disputada em estradas de terra, que possuem um alto nível de decidas e subidas técnicas com pedras e raízes, geralmente as provas de xco não são muito longas como as de maratonas ,apresentam em torno de 30 a 40 km mas em percursos técnicos e pesados e normalmente em circuito fechado composto de várias voltas ao mesmo. Uma das provas mais importantes de xco é a do Campeonato do Mundo,
  • Maratona ou XCM: É o tipo de prova em que o percurso é longo e vai de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. A prova de Maratona pode levar dois,  três ou até mais dias (Travessias).
  • Sprint ou XCE: é uma modalidade disputada geralmente num circuito mais pequeno que o XCO, mais rápido, e com mais obstáculos onde o atleta é obrigado a grande esforço, para conseguir o melhor tempo. Cada atleta tem direito a uma volta rápida para marcar o seu tempo oficial, depois, são efectuadas mangas de classificação com quatro atletas, classificando os dois atletas mais rápidos, até que se dispute a final com quatro atletas.
  • Downhill ou DH: No downhill, o ciclista passa por um percurso em descida, com poucas retas, precisando de passar por terreno bastante irregular, natural ou artificial, com saltos, gaps (vãos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa "cair" para os transpor), enfrentando situações de bastante risco. Neste tipo de prova usa-se um capacete integral (capacete fechado parecido com o de motociclismo), joelheiras ,caneleiras, colete e cotoveleiras. Os ciclistas descem um a um, sendo o vencedor o que fizer o melhor tempo de descida
  • Freeride: è uma variação do Downhill, o Freeride é utilizado como forma de lazer, tendo como principal diferença a utilização de terrenos variados, em vez de apenas descidas, além dos passeios chamados shores - que consistem em andar por cima de árvores caídas ou por trajectos no alto de madeiras, criados dentro de florestas. Como consequência, a bicicleta de Freeride apresenta algumas diferenças em relação ao Downhill, como por exemplo o uso de mais um prato (na pedaleira). Os passeios de Freeride dentro das cidades são frequentemente chamados Urban Assault e usam obstáculos urbanos, frequentemente escadarias, além de obstáculos construídos de forma fixa ou obstáculos removíveis.
  • 4X: O 4X (lê-se four cross)é uma modalidade que possui obstáculos derivados do BMX num terreno inclinado, tendo partida com gate ao estilo BMX, onde quatro pilotos descem em simultâneo. Deriva do BMX e do Dual Slalom - uma modalidade em que desciam dois pilotos de cada vez e que era muito parecida com o Downhill. O Dual Slalom caiu em desuso com a introdução do 4X. Os pilotos de 4X costumam vir tanto do BMX como do Downhill.
             O Downhill, Freeride e 4X são considerados pelos seus praticantes como "o lado extremo do ciclismo".
 
                   

  • Trial - Nesta modalidade, o percurso consiste em obstáculos diversos para serem transpostos pelos riders, que podem ser compostos de cavaletes, troncos, pedras, latões, muros e até carros. As bicicletas costumam ter quadros pequenos, reforçados, não têm espigão nem selim, têm freios hidráulicos e pneus mais vazios, principalmente o traseiro, que além de mais vazio não tem câmara, é mais largo e composto de uma borracha muito mole, para aumentar o grip. Os competidores começam com uma determinada pontuação e perdem pontos de cada vez que tocam o chão com algum dos pés.
Fonte Wikipedia.


A Cache

A cache está localizada no topo de uma das subidas com nome de reptil da zona, na sua base existe um belo Single Track... se subiram ou se aproximaram pela estrada de bicicleta, desçam...com cuidado... e divirtam-se!!

Na cache, para além do logbook, Stashnotes, material de escrita e um afia, poderão encontrar ainda um cabo de mudança, um cabo de travão, um elo de engate e uma câmara de ar 26", material que poderá ser utilizado em caso de emergência, nunca se sabe quando poderá vir a ser preciso, se utilizarem peço que mais tarde reponham.

Na cache encontra-se uma mini geocoin FTF de oferta para o FTF, e o TB Bikhlas que vai iniciar a sua viagem.
Divirtam-se e Boas cachadas

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.