Skip to content

OpFZ#16 Chalupa Traditional Cache

Hidden : 06/10/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Este Power Trail pretende dar a conhecer algumas das muitas Operações dos Fuzileiros portugueses, nas antigas colónias portuguesas, durante a Guerra do Ultramar. Esta foi a zona escolhida para este “PT” porque, durante muitos anos, foi uma das principais zonas de instrução e exercícios operacionais dos Fuzileiros Portugueses.



Operação “Chalupa” – Guiné Setembro 1966

Missão: Efectuar golpe de mão sobre prováveis acampamentos em Darsalame e a NW de Camagã. Bater em seguida as tabancas existentes nas penínsulas de Pta Nalu e de Pta Bombaiã.

do relatório da operação... “... A mata cerradíssima e cheia de lianas obrigava a uma progressão em coluna, muito lenta, tendo que se rastejar repetidas vezes, tornando muito difícil o reagrupamento de forças que porventura houvesse vantagem em dispersar por diferentes linhas de aproximação a um objectivo pré-estabelecido. ... A navegação nesta zona revestia-se de imensas dificuldades tornando necessárias frequentes rectificações da posição dada pelo Dornier.

O terreno com apertadas gargantas entre braços de rios e tarrafo oferece em diversos sítios características quase idênticas tornando muito difícil a orientação. ... Quando o DFE se encontrava no ponto de cota.21 foi fortemente atacado de leste com LGF e armamento ligeiro. Uma das munições de Basooka caiu no meio do pessoal não rebentando. ... Eram cerca de 1700 aproximando-se um tornado retiraram-se os aviões. Os DFE´s atingindo a estrada que de Bigene vai para a Tabanca Nova progrediram ao longo desta sob violenta chuva do tornado. ... Vendo que na península de Sancomá não havia pontos de reembarque possíveis, dada a extensão de lodo e não tendo comunicações nem com as unidades navais de apoio nem com o DFE decidi fazer um alto desde o pôr do sol até ao nascer do lua que deveria ocorrer cerca das 2320.

Montada a segurança, já o pessoal, assaltado por uma praga de pequenos mosquitos, era incapaz de se manter quieto em descanso, pedindo para se mudar de posição. ...”


Additional Hints (No hints available.)