Cruz de Ferro
Gouveia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Serra da Estrela, com cerca de 3 472 habitantes.
É sede de um município com 302,49 km² de área e 14 046 habitantes (2011), subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Fornos de Algodres, a nordeste por Celorico da Beira, a leste pela Guarda, a sueste por Manteigas, a sudoeste por Seia e a noroeste por Mangualde.
Diz-se que Gouveia terá sido povoada pelos Túrdulos no século VI a.C. e, posteriormente pelos Luso-Romanos. A rainha D. Teresa doou-a em couto, no ano de 1125, os freires da Ordem de São João de Jerusalém, radicados no Mosteiro de Águas Santas, na Maia. D. Sancho I, ao vê-la abandonada, outorgou-lhe foral em 1186 enchendo de privilégios os seus moradores, tentando desta forma assegurar o seu repovoamento. D. Afonso II renovou-lhe foral em 1217, aumentando-lhe ainda mais as suas regalias. Recebeu foral novo manuelino em 1510. Foi senhor de Gouveia D. Manique da Silva, filho dos 4.ºs condes de Portalegre, mordomo-mor de Filipe IV de Espanha, que o fez marquês de Gouveia a 20 de Janeiro de 1625; o 5º marquês deste título, D. José de Mascarenhas, veio a ser o 8º duque de Aveiro tendo morrido executado de um modo cruel em Lisboa a 13 de Janeiro de 1759, e por esse motivo Gouveia foi anexada aos bens da Coroa.
Gouveia foi elevada a cidade por lei de 1 de Fevereiro de 1988, sendo o Santo Padroeiro, o Senhor do Calvário.

A cache:
A ermida de São Marçal, não se sabe ao certo quando foi erguida. O que se sabe é que deu abrigo aos bombeiros de Gouveia no grande incêndio da Serra da Estrela em 9 de Outubro de 1978, salvando-lhes a vida.
Assim, a 4 de Setembro de 1981 a Associação de Bombeiros Voluntários de Gouveia em agradecimento, prestou “homenagem a São Marçal pela proteção concedida aos bombeiros que ficaram abrigados neste local e aos que conseguiram escapar ao horror das chamas quando do incendio nestas matas”, erguendo uma CRUZ DE FERRO, ao lado da ermida.

Neste ponto da Serra da Estrela, a paisagem é deslumbrante, mas não te distrai-as, pois tens de encontrar a cache.
Nota: Esta, não se encontra dentro da ermida.
Contentor contém inicialmente:
LogBook; caneta; porta-chaves bike/abobrinha.
|