Ducado o Cadaval
A 26 de Abril de 1648 foi criado por D.João IV o Ducado do Cadaval. D. João IV, ao consumar a independência Portugal relativamente à Espanha, fez com que a Vila de Cadaval passasse a ser cabeça de ducado, dando assim nascimento a uma das mais sólidas casas nobres do país.
O primeiro titulo de Duque de Cadaval foi concedido no dia do nascimento do infante D. Pedro, futuro D. Pedro II, rei de Portugal, e foi passado de geração em geração ao,longo dos séculos, tendo tido até ao momento onze titulares. O título atribuído. A D. Nuno Álvares Pereira de Melo, que herdou de seus pais o título de Conde de Tentugal e de Marquês de Ferreira. Assim, D. Nuno era, simultaneamente, o primeiro Duque de Cadaval, quarto Marquês de Ferreira e quinto Conde de Tentugal.
A fusão destas casas tornou D. Nuno um dos mais poderosos. Nobres do reino. Para estas benesses, muito contribuiu a luta desta família pela causa da independência, quer em 1580, quer em 1640.
Os Duques de Cadaval eram uma ramificação da Casa dos Duques de Bragança, a mais poderosa de Portugal e da qual saiu a IV Dinastia. Beneficiando dos laços dos familiares com os Reis e do apoio que sempre lhes deram, os Duques de Cadaval prosperaram durante os séculos seguintes.
Com a criação da Casa de Cadaval, no século XVII, foi dada à autoridade senhorial o poder de nomear ou confirmar as vereações municipais.
A Casa de Cadaval podia nomear os olvidares, escrivães, inquiridores, contadores e outros cargos nas terras sob sua jurisdição. Apesar disto, no século XVIII há referências ao Senado a vila que reunia representantes da nobreza e do povo.
Formação do Concelho
Após a reconquista do território aos mouros deu-se inicio ao repovomento cristão e à organização administrativa. Em final ndo século XII foi constituido o Concelho de Óbidos que incluia no seu termo a região do Cadaval.
Em 1371, o rei D.Fernando elevou o Peral a vila e incluiu neste concelho o Cercal. Mas poucos meses depois a 1 de Dezembro de 1371, decidiu este rei elevar o Cadaval a vila integrando neste concelho as freguesia de Peral, Cercal e Figueiros. O concelho foi então doado a D.João Afonso Telo.
Em 1513, o rei D.Manuel I realizou a reforma dos forais e concedeu foral ao concelho de Cadaval.
Este foral atribui a jurisdição civil e de crimes, estipula as penas aplicadas e define os tributos fiscais e fundiários que eram devididos pelos habitantes à autoridade senhorial. Nele são também definidas as insenções.
A Administração Senhorial
O primeiro senhor donatário do Cadaval e do seu termo foi D.João Afonso Telo, em 1371, que tinha jurisdição e direito a receber as rendas. Depois D.João I fez doação a D.Pedro de Castro em 1388 e confirmou esta concessão em 1398.
O rei D.Duarte, em 1433, doou o Cadaval a D.Fernando, Duque de Bragança, que passou para o filho, D.João, em 1465 e depois para o irmão, D.Álvaro. O rei D.João II confiscou-lhe as propriedades mas D.Manuel, em 1496, confirmou a doação. Seguiram-se na posse do Cadaval, durante cerca de 150 anos, vários membros da família Melo.
Em 1648, D.João IV atribui o título de Duque de Cadaval a D.Nuno Álvares Pereira de Melo, dando início à Casa de Cadaval que manteve o direitos senhoriais sobre este concelho até à abolição destes em 1832.
..
..
Os Duques do Cadaval
D. Nuno Álvares Pereira de Melo
1º. Duque de Cadaval (1679 - 1727)
D. Luis Ambrósio de Melo
2º. Duque de Cadaval (1679 - 1700)
D. Jaime Álvares Pereira de Melo
3º. Duque de Cadaval (1684 - 1749)
D. Nuno Caetano Álveres Pereira de Melo
4º. Duque de Cadaval (1741 - 1771)
D. Miguel Caetano Álvares Pereira de Melo
5º. Duque de Cadaval (1765 - 1808)
D. Nuno Caetano Álvares Pereira de Melo
6º. Duque de Cadaval (1799 - 1837)
D. Maria da Piedade Caetano Álvares Pereira de Melo
7º. Duquesa de Cadaval (1827 - 1878)
D. Jaime Caetano Álvares Pereira de Melo
8º. Duque de Cadaval (1844 - 1913)
D. Nuno Maria José Caetano Álvares Pereira de Melo
9º. Duque de Cadaval (1888- 1935)
D. Jaime Álvares Pereira de Melo
10º. Duque de Cadaval (1913 - 2001)
D. Diana Mariana Vitória Álvares Pereira de Melo
11ª. Duquesa de Cadaval (1978 - ....)
----------------------------------------- # -----------------------------------------
---------------------------------------------
-----------------
Projecto GeoCadaval "Cadaval - A Flôr do Oeste"
. .