De volta ao Egipto
Antigo Egipto
O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo do curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. Era parte de um complexo de civilizações, as "Civilizações do Vale do Nilo", do qual também faziam parte as regiões ao sul do Egito, atualmente Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália. Tinha como fronteiras o Mar Mediterrâneo, a norte, o Deserto da Líbia, a oeste, o Deserto Oriental Africano a leste, e a primeira catarata do Nilo a sul.
O Antigo Egito foi umas das primeiras grandes civilizações da Antiguidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactos com o estrangeiro tenham sido também uma realidade.
As Pirâmides
As Pirâmides do Egito são monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. As três mais famosas pirâmides estão no planalto de Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo. Porém existem 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito, remanescentes do Antigo e Médio Império, muitas delas não conservadas, sendo a maioria, considerada templos mortuários para os faraós e suas concubinas, principalmente mas também para sacerdotes e nobres mumificados. Algumas pirâmides tinham seus vértices decorados ou forjados com ouro.
Devido ao seu alto grau de complexidade arquitetónica, aos esforços empregados em suas construções, e a sua notável beleza, as pirâmides são culturalmente associadas ao místiciosismo, sendo a fonte de muitas hipóteses e lendas a cerca dos mistérios de sua construção e finalidade.
A cache
Esta cache pretende dar-vos a conhecer mais uma zona de Alfragide ao procurarem pelo nosso artefacto, que perdemos no meio desta nossa viagem ao Egito. Tenham cuidado durante a sua procura, porque os habitantes deste local não gostam que andem a apreciar a preciosa pirâmide deles e, desta forma façam-no com cuidado...
Será que conseguem ajudar-nos a encontrar o nosso tesouro perdido?
Desejamos uma boa sorte a todos!