A Capela da Misericórdia do Alvorge insere-se no mesmo conjunto arquitectónico do antigo Hospital da Misericórdia e, vista do exterior, quase não se distingue.
Data dos séculos XVII-XVIII, com adro delimitado por um muro com gradeamento, de 1908, aberto por duas portas que acedem ao templo e ao antigo hospital. De planta rectangular, de massa simples está disposta na horizontalidade. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas disposto transversalmente, que em continuidade com os outros telhados dá um aspecto ondulado a todo o conjunto.
A fachada principal, correspondente ao corpo da capela, é delimitada por pilastras, ladeada por pináculos e rematada por uma cruz de trevo assente em pequeno plinto. Aberta por portão em arco pleno com bandeira de vidraça colorida e com data de 1764/1904 sobre a verga da porta. O corpo do hospital é encimado por um arco sineiro e aberto por três janelas com bandeira, com duas portas rectas. No tímpano, assente em cornija, destaca-se o escudo real, datado de 1696 (possivelmente do reinado de D. Pedro II) e com a seguinte inscrição: "VIVA A FÉ/DE CHRISTO".
O interior da capela apresenta nave única, arco triunfal lavrado com as armas reais no fecho. Abre para a capela-mor com abóbada de berço em caixotões. Altar-mor em talha dourada policromada. A igreja liga ao interior do hospital por uma porta da capela-mor.
A Geocache
Contem só livro de registos. Devem levar material de escrita.
Terem os devidos cuidados com o seu manuseamento, deixar no mesmo local e como estava (tampa bem apertada e voltada sempre para cima).