Skip to content

<

Vagueando pelo Gerês II

A cache by Team Ferreira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/05/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Vagueando pelo Gerês II

 A Cache

Esta cache faz parte de um trilho que vos levará a uma tão bela quanto difícil caminhada pelo alto das montanhas do Gerês, entre Pitões das Júnias e a Portela do Homem, num total de cerca de 33 kms.

É uma caminhada de montanha muito difícil, que, quer por razões de resistência física quer, principalmente, para se admirar devidamente a beleza das paisagens e aproveitar este lugar único, deve ser feita preferencialmente em dois dias, o que implica pernoitar na montanha.

Quem se aventurar seguirá por sua conta e risco, devendo ter a noção das suas capacidades e limitações. Deve estudar o caminho previamente e ir preparado para o efeito, precavendo-se convenientemente.

O melhor percurso é seguir os marcos da fronteira e caminhar no território espanhol, para evitar circular na zona interdita de protecção total portuguesa.

O objectivo é tirarem o máximo de prazer nesta caminhada, disfrutando destas paisagens e do contacto com uma natureza impar, com um oásis de paz.

Caminhem devagar, sem preocupações de tempo, subam aos topos, disfrutem destas paisagens e da natureza selvagem que vão atravessar.

Abstraiam-se dos vossos problemas do dia-a-dia, das expressões de cepticismo, individualismo e egoísmo que povoam o nosso quotidiano e gozem este pequeno período de ordem, onde podem disfrutar do básico da vida – contacto com a natureza, relações humanas directas e aprofundadas pelo companheirismo da caminhada e um pouco de mistério e aventura.

Sintam a sensação de, por dois dias, viverem em auto-suficiência e independência, sem a submissão ao supermercado, ao restaurante, à eletricidade, ao telefone e a todas as demais coisas que nos rodeiam numa complexa teia de produção e consumo. Durante estes dois dias a vossa vida terá um objectivo claro: alcançar um determinado pico e descer de volta, ou simplesmente fazer uma bonita caminhada de um ponto a outro até chegarem ao final. Tudo de que necessitam está à mão e carregam às vossas costas – mochila, comida, tenda, roupas, iluminação, etc. A vida vai reduzir-se a questões essenciais: achar o caminho, caminhar, espantar-se com a paisagem, conviver com os companheiros de aventura, conversas entremeadas por longos silêncios e respiração ofegante, montar acampamento, cozinhar, dormir. Por dois dias, terão um objectivo, um rumo claro a seguir e poderão sentir-se autónomos. Serão dois dias em que não haverá momentos de tédio.

Tudo, do começo ao fim, é divertido.

Aproveitem cada minuto!

Aproveitem o por do sol e o nascer do dia!

Aproveitem cada paisagem de tirar o folego!

Gozem!

Gozem cada pedra, cada penedo que consigam subir!

Gozem cada arranhão que sofram!

Gozem cada animal ou planta que vejam!

No final estarão cansados mas rejuvenescidos!


 Algum equipamento aconselhado

Para poderem desfrutar da montanha em conforto e segurança é necessário que estejam bem preparados.

Sem qualquer intenção de sermos exaustivos, aqui deixamos uma indicação do que consideramos ser o equipamento básico necessário:

  • Mochila (preferencialmente com saco de água)
  • Tenda
  • Saco cama
  • Botas de caminhada que protejam até ao tornozelo, já usadas e testadas (nunca levem botas novas!)
  • Roupas apropriadas para caminhar na montanha e adequadas às condições climatéricas - não esqueçam que nas regiões montanhosas as condições atmosféricas podem variar rapidamente e os fenómenos meteorológicos tendem a ser mais extremos do que a menores altitudes e com um maior factor de imprevisibilidade. Mesmo quando à partida para as caminhadas o céu se apresente limpo e o vento calmo, é sempre importante estarem preparados para qualquer imprevisto. Tenham também um especial cuidado na escolha das meias, que deverão ser específicas para caminhadas longas, sem costuras, para evitar as bolhas nos pés
  • óculos escuros
  • protector solar
  • repelente de insectos
  • chapéu ou boné
  • GPS e/ou bussola
  • Bastões de caminhada
  • Água - contem com, pelo menos, 2 litros por dia e pessoa. Não há, no topo das montanhas, muitos locais onde reabastecer de água
  • Filtro ou pastilhas de purificação da água
  • Comida para 2 dias

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.