SERRA DE MONTE CASTRO
O Castro de Quires, situado perto do casal de S. Domingos, perto da partilha com o concelho de Penafiel, confirma o povoamento precoce desta freguesia. É um reduto castrejo de grandes dimensões, que manteve até hoje grande parte das suas estruturas habitacionais e três linhas de fortificações. A sua existência é já referida por autores como Pinho Leal, José-Augusto Vieira ou mesmo o Padre Carvalho.
Habitado desde o período Calcolítico, o Castro de Quires desenvolve-se num pequeno alto. Na acrópole, ainda é possível ver restos da antiga muralha. À superfície, vêem-se alinhamentos em pedra, respeitantes a construções domésticas. Em termos de espólio, foram recolhidos fragmentos de cerâmica castreja e romana.
A Via de Castro, calçada do período romano, devia servir a população deste castro ou aquela que ocupou a zona depois do período Calcolítico. Foram registadas referências orais à sua existência, nas nunca foram detectados vestígios físicos. O trilho da serra do Castro é composto por 21 caches Tradicionais, e uma letterbox . Todo o percurso têm a extensão de 8 quilómetros e praticamente em formato circular. O terreno varia entre as 3 dificuldades (pequena, média e alta), por isso não se esqueçam de levar roupa e calçado confortável sem nunca esquecer a água. Espero que gostem de as fazer como eu de as colocar.
A CACHE:
A cache éum tupperware pequeno envolto num saco preto, ou colorido.
Cotem logbook e stashnote.
NÃO ESTÁ EM MUROS. NÃO É PRECISO ESTRAGAR NADA.
Deixem como encontraram.
Sempre que possível façam C.I.T.O. ('cache in trash out' que é como quem diz 'faz a cache recolhe lixo') e divirtam-se.
Espero que gostem.
|