SÃO MARTINHO DE BRUFE
Brufe é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,51 km² de área e 2231 habitantes (2011). Densidade: 888,8 hab/km².
O território da atual freguesia de Brufe foi primordialmente designado de Igreja; sendo o topónimo “ Brufe “, um genitivo do nome pessoal de origem germânica “ Berulfo “, ou seja, “ villa Berulfi “, que depois da instituição paroquial da igreja de S. Martinho, passou a ser o nome de toda a freguesia.
O povoamento da freguesia deverá ser pré-histórico, a julgar pela toponímia, anterior ao século XII e pela arqueologia castreja e dolménica; mas as primeiras referências documentais datam de 1081; o documento que fazia referência a “ Calendário “, localizava a “ villa Berulfi “ “ inter Katavo e Ave “.
Nas Inquirições de 1220 e nas de 1258, Brufe é referida como “ Sancto Martino de Beriffi “ e era na altura, pertença da coroa; foi uma abadia da apresentação da Casa de Bragança, no couto de Vilar de Frades, na antiga comarca de Barcelos; Brufe acabou, no decorrer do século XIX, por ser integrado no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Nos finais do século XIX, Pinho Leal referia-se à freguesia da seguinte forma: “ é terra muito fértil (…)muito abundante em água, tem muitos pastos, pelo que cria muito gado bovino e miúdo. A água da fonte chamada Forcada faz branca a terra por onde passa, como se fosse água de cal; entretanto não faz mal a quem bebe. Outra fonte dá nascimento a um ribeiro que passa pelo meio da freguesia, entra em Vila Nova de Famalicão e São Tiago d’Antas e se mete no Ave”.
Em relação ao património arquitetónico e edificado de Brufe, a Igreja Matriz assume especial relevância; assim como uma série de casas, que merecem ser salientadas pela sua antiguidade e valor artístico; é o caso da Casa do Eido; construída a meados do século XVII, da Casa Jácome e da Casa do Engenheiro Reis, construída na Idade Média, e restaurada em 1944.
A cache
A cache é um contentor de tamanho pequeno, que contém inicialmente um logbook e pequenos objetos para troca.
Por favor, voltem a colocá-la no mesmo local e na mesma posição que se encontrava originalmente.
Levem material para escrita.