A capela da Senhora de Guadalupe, no lugar do Paço, datada de 1633. Esta data pode, eventualmente, referir-se a alguma reconstrução, já que surgem indicações de que foi construída em 1580.
A história deste templo assenta num facto que teria acontecido a um natural de Paço, que foi acusado de um crime de morte, que, de todo em todo, não havia cometido. Temeroso pela sua vida, resolveu abandonar a sua terra e refugiar-se em Espanha, mais concretamente junto de um santuário, de nome Guadalupe, numa das margens do rio do mesmo nome.A vida em Portugal continuava. Nas terras da Maia, o crime ainda não havia sido esquecido, mas já se sabia que o seu autor não tinha sido quem fora forçado a fugir.
Em Espanha, junto ao Guadalupe, vivia um maiato que, certo dia, fez a promessa a Nossa Senhora de Guadalupe de que, se pudesse voltar à sua terra e tivesse sido ilibado do crime de que fora acusado, ali mandaria levantar uma ermida em honra da Senhora de Guadalupe. E assim aconteceu e, hoje, a ermida lá está, "menina dos olhos" das gentes de Paço, digna de uma atenta e demorada visita.
Chache:
Contém apenas Logbock,por favor certifiquem-se que container fica bem fechado e devidamente reposto no seu local. Pede-se que não publiquem fotos que demonstrem a sua localização.
Muito cuidado magles existe muita gente pelo local, pois também é uma zona habitacional.
Boas cachadas
Não é permitidas fotos do conteiner a fazer Spoiler