Skip to content

Do Troviscal, a música... Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 09/19/2013
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Do Troviscal, a música...

No coração da Bairrada, por entre vinhas e campos agrícolas, existe uma pacata terra chamada Troviscal. Entre tantas caracteristicas que lhe são comuns a outras tantas povoaçõess bairradinas, o Troviscal diferencia-se por algo que lhe é tão particular como importante nos principais períodos da sua história: a Música.

A história e a cultura ligada à musica no Troviscal remontam aos principios do século XX. Não é, por tal, uma terra pioneira na prática musical na região, mas antes uma terra onde a música e a sua envolvência com a comunidade ganhou tal preponderância sem qualquer paralelo com outras localidades vizinhas, tendo para isso contribuído uma figura ímpar da cultura bairradina, o Professor José de Oliveira

A primeira Banda que existiu no Troviscal foi fundada em 1911, pelo professor do ensino primário, José de Oliveira Pinto de Sousa, que lecionava durante a manhãs aulas curriculares e música durante a tarde. A Banda Escolar do Troviscal tornou-se nacionalmente famosa durante os anos 20 e 30, devido aos seus vincados ideiais republicanos que levaram a sérias disputas que sustentou com a Igreja Católica, que culminaram com a excomunhão da Banda pelo Bispo de Coimbra em Novembro de 1922. Não só devido a este conflito que manteve cerca de 17 anos com a hierarquia eclesiástica, mas também devido à sua qualidade artística, que levou muitos a inclui-la entre as duas ou três melhores bandas civis do país, a Banda do Troviscal ganhou uma enorme reputação e fama, que ainda hoje perdura, apesar de ter vindo a terminar em 1942, após o percoce falecimento do seu maestro e fundador.

Os principais momentos históricos da Banda Escolar do Troviscal são ainda hoje memória comum de todos os Troviscalenses, que muito se orgulham da sua grandiosa banda e pela forma como ela elevou bem alto o nome da sua terra.

Pode ser visitada no Museu de Etnomúsica da Bairrada uma exposição comemorativa doas 100 anos da criação da Banda Escolar do Troviscal, que conta os principais momentos da história da coletividade.

Com a extinção da Banda Escolar do Troviscal, derivada pela já referida morte do Professor José de Oliveira e alguma falta de capacidade para seguir com o projeto, surgiram no Troviscal e consequentemente por toda a Bairrada, uma nova serie de grupos musicais, tocando um novo estilo musical, que viriam a tornar conhecidos e afamados todos os bailes e festas que se faziam por toda a região.

A este movimento denominou-se os 'Jazzes da Bairrada', tendo o seu expoente máximo das décadas de 50 e 60, com grupos como 'Os Perús', 'Central do Troviscal', 'Os Melros', 'Estrela Azul', 'Rua D'além', 'Lucifer Jazz' ou 'Pavões', entre muitos outros.

Os Jazzes da Bairrada ganharam fama por abrilhantar os melhores e mais concorridos bailes da região, estando uma vez mais o Troviscal no centro das atenções, como o epicentro deste movimento e de onde eram originários a maior parte destes grupos e músicos.

Ainda hoje a terra é conhecida por toda esta ligação com a música e é por tal que se justifica aí a existência de um museu dedicado ao estudo da música e seu impacto cultural na comunidade local.

Para mais informações sobre este tema, visitem o Museu de Etnomúsica da Bairrada, aqui no Troviscal, onde poderão encontrar diverso espólio e documentação sobre esta temática, bem como consultar diversa bibliografia disponível sobre a história local.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Aãb chkne bh gragne ergvene, onfgn noeve n gnzcn! Noer cnen onvkb. Frwnz qvfpergbf, cbvf b ybpny é zhvgb zbivzragnqb!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)