Forte de Catalazete
O Forte de Nossa Senhora das Mercês de Catalazete também conhecido como Forte Novo das Mercês, Bateria do Catalazete ou Forte do Catalazete, localiza-se à margem direita do rio Tejo, no Concelho de Oeiras, Distrito de Lisboa.
Este forte remonta a 1762, quando foi erguida uma pequena bateria artilhada entre a chamada Feitoria de Oeiras e o Forte de Santo Amaro do Areeiro, com a finalidade de reforço da defesa proporcionada pelo Forte de São Julião da Barra. O forte encontrava-se fornecido por dois cabos e treze soldados.
Durante o Estado Novo português, o forte passou a ser utilizado pelas famílias de diversos funcionários da Direcção do Serviço de Obras e Propriedades Militares, sendo as suas instalações severamente danificadas pelo ciclone que se abateu sobre Lisboa em Fevereiro de 1941. No ano seguinte, quando da abertura da avenida Marginal, as autoridades militares entregaram este forte ao Ministério das Finanças, que o cedeu em seguida à Junta Autónoma das Estradas, para que fosse restaurado no contexto do arranjo paisagístico projectado para aquela orla marítima.
As instalações do forte encontram-se, desde 1977, sob responsabilidade da Associação Portuguesa de Pousadas de Juventude, função que conserva até aos nossos dias.
A CACHE
Esta cache vem substituir a que se encontrava neste local (cache) com o mesmo nome, e colocada por fmarques, arquivada em setembro de 2013. Qualquer log que contenha fotografias do container, será apagado, para que não seja estragada a surpresa a futuros geocachers.