Pardal da Terra
O Pardal da Terra é uma espécie que possui uma populaçao pequena (250 - 2.500 indivíduos) e apresenta uma área de ocupação reduzida, encontrando-se num número restrito de localizações.
A sua distribuição mundial estende-se pelo Sul da Europa, Norte de África, Médio Oriente e da Ásia Central.
No Arquipélago da Madeira ocorre nas Ilhas da Madeira e Porto Santo, onde é pouco abundante. Alguns autores referem a sua nidificação nas Desertas, contudo nos últimos anos não têm surgido evidências de que isso ocorra.
No Arquipélago da Madeira, estima-se que a população desta subespécie deverá situar-se entre 250 e 2.500 indivíduos maturos.
Historicamente parece ter sido uma população muito mais abundante e com uma distribuição mais ampla, contudo nos últimos dez anos, aparentemente as populações têm-se mantido mais estáveis. Está nao é uma espécie ameaçada.
Esta espécie pode ser encontrada em locais com vegetação rasteira, falésias sobre o mar e áreas cultivadas. Podemos observa-lo nas zonas altas da Ilha da Madeira em zonas humanizadas e urbanas.
O Percurso
O percurso inicia-se perto do posto florestal dos lamaceiros, em Santo António da Serra. Tem como principal objetivo dar a conhecer um trilho pouco conhecido e também um pouco da diversidade de aves que poderá encontrar ao longo do caminho. Outrora era uma das principais artérias de ligação entre o lado norte e sul do concelho de Machico mas também era utilizado para fins agrícolas. Deverá iniciar a sua subida até o pico do suna. Há um fontenário perto do pico que vai dar a dois caminhos: o mais largo vai até à torre de vigilância de fogos na serra, o outro à esquerda vai dar ao Porto da Cruz.
A descida para o Porto da Cruz é enfeitada por um conjunto de plantas indígenas que nos surpreendem pela sua diversidade. Os pequenos musgos e líquenes, as urzes, os folhados e os loureiros dão lugar aos terrenos de cultivo assim que a vereda se aproxima das habitações do Porto da Cruz. O terreno apresenta zonas escorregadias e com grandes desníveis, pelo que o uso de calçado apropriado, um bordão e boa preparação física são indispensáveis!
|