FigueirA 4 Mystery Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

Bico-de-lacre |
Os bicos-de-lacre fazem-se muitas vezes notar pelo seu peculiar chamamento. Quando o observador procura a origem do som, muitas vezes vê um conjunto de “pontinhos” a passar a grande velocidade. Esta minúscula ave, originária de África, foi uma das primeiras espécies de aves não nativas a estabelecerem uma população selvagem em Portugal.
Identificação
Pequena ave granívora muito mais pequena que um pardal. Pode ser facilmente reconhecida pelo espesso bico vermelho vivo, sendo esta a característica que mais chama a atenção. Também a máscara, que se estende para trás do olho é de tom vermelho vivo. O resto da plumagem é dominada pelo castanho nas partes superiores e nas asas, ao passo que o ventre tem tons avermelhados.
Abundância e calendário
Introduzido na lagoa de Óbidos em 1968, o bico-de-lacre expandiu-se rapidamente pelo território nacional e hoje encontra-se amplamente distribuído pelo nosso território, sendo uma espécie relativamente comum.
Parece ser mais frequente em zonas de baixa altitude, em especial junto a zonas húmidas ou linhas de água com vegetação densa, como caniçais e silvados. É assim mais abundante no sul que no norte e mais comum no litoral que no interior, sendo raro ou estando ausente da maior parte da Beira Interior e do nordeste transmontano.
O bico-de-lacre pode ser visto em Portugal durante todo o ano e nas zonas onde ocorre não é raro encontrar bandos, que podem juntar desde meia dúzia até algumas dezenas de indivíduos.
Fonte: http://www.avesdeportugal.info/
|
Additional Hints
(Decrypt)
An onfr qb cbfgr.