MATA DE FREIÃO
Com esta cache pretendo dar-vos a conhecer um dos lugares que fizeram parte do meu quotidiano. Durante os últimos anos que vivi na freguesia de Esmeriz, quando me deslocava a pé para o centro da cidade, o meu percurso incluía sempre este espaço pois era uma forma de me afastar um pouco da movimentada Estrada Nacional 204.
A Mata de Freião foi ciada em 2008 e tem uma área de 14.000 m². Esta é uma zona verde com grande valor em património natural, dispondo de exemplares de sobreiro e carvalho alvarinho espontâneos, numa mata anteriormente instalada e que foi recuperada. Os seus taludes revestidos com herbeado e o seu percurso pedonal caracterizam também este espaço.
Com um orçamento relativamente pequeno e com baixos custos de manutenção, pois o tipo de cobertura vegetal existente dispensa grandes cuidados, conseguiu-se transformar um espaço residual e maltratado num agradável percurso, rodeado por uma densa vegetação, maioritariamente autóctone.
A cache
A cache é um pequeno contentor que contém inicialmente logbook, um smile magnético e um travelbug. Para ter acesso ao logbook e demais objetos, é necessário abrir uma tampa que tem na parte superior do container. No final deixem a tampa bem fechada para evitar que a água entre.
Não tirem fotos do container.
Levem material para escrita.