1º Centenário da República
No dia 1 de Outubro de 2010, a Didáxis - Escola Cooperativa de Vale São Cosme interrompeu o normal funcionamento da instituição para comemorar o 1º Centenário da República. Evidenciar a importância da data e relembrar a passagem da monarquia para a República como um marco histórico foi o objectivo da Cooperativa nesta comemoração.
Foram realizadas várias actividades protagonizadas pelos alunos, como a aglomeração de cerca de 200 alunos com o objectivo de criar duas bandeiras humanas, a da monarquia e a da República. Foi também encenada uma peça de teatro onde se recriaram os dias 4 e 5 de Outubro de 1910 e inaugurado de um novo jardim realizado pelos alunos de jardinagem.
O destaque vai contudo para a inauguração da escultura denominada “Cem Anos de República”:

“A obra é constituída por quatro elementos tubulares metálicos principais que se cruzam e pretendem simbolizar os quatro principais Órgãos da Soberania Nacional: a Presidência da República, o Governo, a Assembleia da República e os Tribunais.Dos quatro elementos referidos, o maior, com cerca de cinco metros, é o representativo da Presidência da República, levando em consideração o papel desta como Órgão máximo de representa ção da República Portuguesa. Suspensos neste elemento estrutural, estão outras dezanove peças, de menores dimensões, também em ferro tubular, formando uma cortina visual.Estas peças significam os dezanove Presidentes da República diferentes (ou eleitos em períodos intercalados), desde a fundação desta, há cem anos. Os dezanove elementos referidos estão apenas suspensos, pelo que têm mobilidade e chocarão entre eles quando movidos pelo vento ou pelo observador/fruidor, o que dá novas dimensões à obra aos níveis estético e simbólico, na medida em que introduz o som e o movimento como elementos integrantes da peça e, pela possibilidade de manipulação, a referência ao actual e tão prezado valor do regime português, que é a DEMOCRACIA.”
A base da escultura é relvada estando presentes “(…) três painéis de mosaico criados a partir de uma interpretação histórica de três momentos: os anos que precederam a Implantação da República, o dia da sua implantação e os anos posteriores.”


O local da cache é apenas a alguns metros do local da Escultura, que não devem deixar de visitar.
Deverão ser discretos nas vossas buscas e, por favor, deixem tudo exactamente como encontrarem. Não tentem facilitar ou dificultar a vida aos próximos.
