Rio Neiva é um rio de Portugal que nasce na Serra de Oural (Vila Verde) e desagua entre Castelo do Neiva (freguesia situada na margem direita), 8 Km a sul de Viana do Castelo, e Antas (situada na margem esquerda).
A bacia hidrográfica do rio Neiva está situada entre as dos rios Lima e Cávado.
Passa por terras do concelho de Vila Verde (freguesias de Godinhaços, Pedregais Duas Igrejas, Goães e Arcozelo); do concelho de Ponte de Lima (freguesias de Anais, Calvelo, Vilar das Almas e Sandiães); do concelho de Barcelos (freguesias de Panque,Cossourado, Balugães, Aguiar, Durrães, Tregosa e Fragoso); e dos concelhos de Esposende e Viana do Castelo (freguesias de Carvoeiro, Barroselas, Forjães, Alvarães, São Romão do Neiva, Antas e Castelo do Neiva).
Os afluentes mais importantes são, na margem direita, o rio Nevoinho, que nasce em Fojo-Lobal, passandos por terras de Cabaços, Piães, Navió, e Poiares, no concelho de Ponte de Lima e um sub-afluente, o Pombarinhos, que nasce em Gormande, no mesmo concelho, e passa por terras de Cabaços, Friastelas, Freixo e Poiares e que tem a sua confluência junto do rio Neiva no Lugar de Entre-rios.
Na margem esquerda há dois afluentes importantes que vêm do lado do monte de São Gonçalo e que desaguam no rio Neiva, na fregesia de Fragoso.
Os restantes afluentes são ribeiros que secam sempre no Verão.
Fonte: Wikipédia
|