Skip to content

<

Prot.CivilMação II

A cache by KanukaEira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/07/2013
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta ideia surge no âmbito de um projeto a nível escolar e do meu lado aventureiro. Estando ligada a área de Protecção Civil, achei divertido ligar o Geocaching com a Protecção Civil, de forma a demostrar no real o que é feito no meu Concelho, e ao mesmo tempo mostrar lugares magníficos sempre em contacto com a natureza.


 

Prot.CivilMação II

Caraterização do Concelho de Mação

                                                                                     

O Concelho de Mação esta localizado na Zona Centro do Território Português e apresenta uma situação administrativa algo ambígua, na medida em que relativamente a alguns fatores administrativos e relativos a área da Justiça é a parte integrante do distrito de Santarém, sendo incluído na Região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto noutros aspetos, nomeadamente no que diz respeito às Zonas da Direção Regional de Agricultura e Educação, insere-se na Zona conhecida por Pinhal Interior Sul – Distrito de Castelo Branco e Beira Interior. O Bombeiros Voluntários de Mação encontra-se sob a dependência do COS (Centro de Distrital de Operações de Socorro) de Santarém.

Em termos de proximidades geográficas, este Concelho situa-se a 77 km de Santarém, 18 km de Abrantes e a 170 km de Lisboa, o que o coloca no vértice de três regiões: Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo. No que refere-se á sua posição geográfica o Concelho é limitado a Norte pelos Concelhos de Vila de Rei, Sertã e Proença-a-Nova e a Nascente pelos Concelhos de Vila Velha de Rodão e Nisa, a Poente pelos Concelhos de Sardoal, Vila de Rei e Sul pelos Concelhos de Abrantes, Gavião através do Rio Tejo. O Concelho de Mação ocupa uma área territorial de 40 001 há e administrativamente subdivide-se em 6 freguesias: Mação, Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga.

Mação apresenta um índice elevado de suscetibilidade a incêndios florestais. As mudanças climáticas indicam que a probabilidade de ocorrência destas condições extremas tende a aumentar, fazendo com que a frequência de dias quentes e a duração dos períodos com maior perigosidade aumentem.

Após os últimos grandes incêndios, o Município de Mação uniu esforços de forma a criar medidas para mitigar este perigo. Medidas essas que revogam ao melhoramento dos meios de vigilância e deteção, a construção/aquisição de estruturas de apoio ao combate, o desenvolvimento de ações de silvicultura e de gestão florestal e por último a promoção de ações de incentivo ao associativismo florestal.

Cache

Esta insere-se no âmbito de demonstração de Boas Praticas em Proteção Civil no Concelho de Mação. A cache, esta situada na Serra do Bando dos Santos com uma altitude de 641 metros, onde esta localizado um posto de vigia com 12 metros de altura total, datado de 1974. Neste local poderá desfrutar uma magnifica vista sobre a Serra da Estrela, ainda que longe (só se observa em caso de céu limpo), assim como observar uma das Boas Práticas criadas pela Protecção Civil de Mação, a Gestão de Combustíveis, debaixo das linhas de media tensão, assim poderá ter uma noção da sua grandeza e eficácia e ainda a parte de detecção e vigilância descrita seguidamente:

Detecção e vigilância

 

Visa contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios florestais, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem a ocorrência de incêndios. Os postos de vigia visam assegurar a detecção de um foco de incêndio, a sua localização e a comunicação rápida da ocorrência às entidades responsáveis pela 1ª intervenção.

No Concelho de Mação existem dois postos de vigia pertencentes a GNR, que fazem parte da Rede Nacional de Postos de Vigia. No entanto devido a irregular data de abertura, a autarquia decidiu colocar estrategicamente mais 3 postos de vigia, constituem atualmente a Rede Municipal de Vigilância Fixa. A sua localização obedeceu a factos de visibilidade e alcance visual para que o conjunto, com os dois postos de vigia da Rede Nacional se reduzissem as áreas sombra (áreas que o vigia não consegue observar do posto de vigia), a vigilância terrestre móvel é um complemento da Rede de Vigilância Fixa, através da articulação no terreno de elementos da Câmara Municipal de Mação, dos Bombeiros Voluntários de Mação, das Equipas de Sapadores Florestais e GNR.

Isto permite máxima rapidez na 1ª intervenção, a Vigilância Móvel é colocada em pontos estratégicos para cobrir as falhas de visibilidade dos postos de vigia fixos. Temos Posto de Vigia na Serra do Bando das Miras entre Aboboreira e Mação, Serra Santo António entre Amêndoa e Cardigos, Bando dos Santos no Castelo, Degolados entre carvoeiro e Envendos e Cabeça Gorda nos Envendos.

Percurso

O carro vai até ao Posto de Vigia, mas no Inverno aconselha-se precaução, pois a via de acesso é estradão (caminho de terra batida), e com as chuvas intensas estas acabam por ficar danificadas o que pode impedir o acesso ao Posto de Vigia. Quando vir a placa a dizer Parque de Merendas passe-a vai encontrar  uma especie de "retunda" em forma de triângulo siga pela direita e corte na primeira a direita.

Todas as informações foram retiradas do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios). Há muitas mais Boas Praticas a nível da Proteção civil no Concelho de Mação, apenas destaquei estas, de forma a visitar e ter uma ideia do que se faz pelo Concelho.

Peço que dê a sua opinião, quanto a Protecção Civil no Concelho de forma a ter uma ideia de como pensa sobre este assunto e sobre as minhas caches, de forma a melhora-las. Isto aqui na pagina quando efetuar o registo.

Additional Hints (Decrypt)

Anf crqenf, ivenqb(b wbtnqbe) cnen Abegr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.