Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

Welcome to Porto Moniz

A cache by apaulinhagc e SaryOly Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/16/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Welcome to Porto Moniz

O Munícipio de Porto Moniz situa-se na vertente norte da ilha da Madeira estendendo-se por uma área de aproximadamente 82 km2. É um local sossegado e tranquilo, com uma arquitectura habitacional rústica e acolhedora. É a opção ideal para quem procura um ambiente familiar e campestre. No Porto Moniz vai encontrar boa gastronomia, um clima ameno e agradável, um ar puro, o cheiro do mar e da montanha, as belas paisagens a boa hospitalidade e as diversas actividades praticadas neste local fazem com que este seja uma bom destino para férias e turismo.

 

 

 

Um pouco da sua história... 

 

“Porto (do) Moniz (Município de). O Porto (do) Moniz, como todas as localidades do norte da ilha, pertencia à vila e município de Machico. Quando em 1743 se criou o município e vila de São Vicente, começou então a fazer parte integrante deste novo município. Em 1817, o engenheiro e inspector dos serviços de obras públicas Paulo Dias d’Almeida fazia sentir ao governo da Metrópole a necessidade da criação do município do Porto do Moniz, e o governador e capitão-general D. Manuel de Portugal e Castro informava favoravelmente, em oficio dirigido às estações superiores a 10 de Abril de 1825, a petição que os povos haviam feito naquele sentido, que era apenas a satisfação de antigas aspirações, já em outras ocasiões manifestadas.

O novo município ficaria composto, segundo o pedido então feito, das freguesias do Seixal, Ribeira da Janela, Porto Moniz e Ponta do Pargo, tendo como limites a ribeira de João Delgado, do mar até ao alto do Paul da Serra, na freguesia do Seixal, e a ribeira dos Marinheiros até a serra da Fonte do Bispo, na freguesia da Ponta do Pargo.

Somente com a implantação do governo constitucional e com a divisão concelhia a que se procedeu neste distrito é que se criou o concelho do Porto Moniz, com sede na freguesia do mesmo nome e que ficou então composto desta e das paroquias do Seixal, Ribeira da Janela, Achadas da Cruz e Ponta do Pargo.

Este concelho foi criado no ano de 1835, realizando-se a sua instalação no dia 31 de Outubro do mesmo ano. Tem sido extinto e várias vezes restaurado o concelho do Porto Moniz. Foi suprimido em 1849 e restaurado poucos anos depois. Pelo decreto de 10 de Dezembro de 1867 foram extintos os concelhos de Câmara de Lobos, Santana e Porto Moniz, sendo restabelecidos passado pouco tempo.

O decreto de 18 de Novembro de 1895 de novo suprimiu este concelho, que foi restaurado pelo decreto de 13 de Janeiro de 1898, realizando-se a sua reinstalação a 13 de Fevereiro do mesmo ano. A freguesia da Ponta do Pargo foi desmembrada do concelho do Porto Moniz e anexada ao da Calheta por decreto de 20 de Junho de 1871. Nunca o Porto Moniz foi vila, mas apenas a sede do concelho. Pretenderam por vezes os povos da localidade e freguesias limítrofes que o lugar do Porto Moniz fosse elevado à categoria de vila, mas essas diligencias não passaram de tentativas infrutíferas, (Elucidário Madeirense, 1921). Só em 1940, é que povoação do Porto Moniz, como sede de concelho, foi-lhe atribuída a categoria de «vila» nos termos do § 1.º, do N.º 3 do artigo 12.º do «Código Administrativo e o Estatuto dos Distritos Autónomos das Ilhas Adjacentes», aprovado pelo Decreto-lei N.º 31:095, de 31 de Dezembro do mesmo ano. O município é limitado a leste pelo município de São Vicente, a sul pela Ponta do Sol, a sudoeste pelo município Calheta e a norte pelo Oceano Atlântico.

O «Dia do Concelho» é a 22 de Julho, data que coincide com os festejos em honra de Santa Maria Madalena.”

 

 

 

fonte:  PORTO MONIZ: VISTAS DO PASSADO, por Madeira Quase Esquecida



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

ohenpb ab zheb, yrine zngrevny qr rfpevgn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

275 Logged Visits

Found it 251     Didn't find it 14     Write note 2     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 16 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.