Bem vindo ao pico do areeiro

O pico do areeiro está localizado no maciço montanhoso central da ilha da madeira, e com 1818 metros de altitude, é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do pico das torres, com a altitude de 1851, e do pico ruivo , com a altitude de 1862 metros.

Pertencente ao concelho do funchal, o pico do areeiro é acessível através de automóvel, permitindo em dias com boas condições climatéricas, avistar outros locais da ilha , como a ponta de são lorenço, curral das freiras e até a ilha do porto santo.

Rodeado por barrancos e vales profundos, o pico do areeiro distingue-se ao longe pelas suas escarpas avermelhadas e arroxeadas, formadas por areeões (piroclastos), amparadas por filões e diques basálticos, guarnecidas por bombas vulcânicas e pelas escoadas cíclicas da actividade vulcânica, que fez nascer do mar há cerca de 5 milhões de anos a maior ilha do arquipélago da madeira.

O vértice geodésico colocado no seu ponto mais alto, as antenas repetidoras de telecomunicações, junto ao miradouro do juncal e a estação de radar nº 4, não o confundem no horizonte com outro imponente pico do sistema montanhoso madeirense.

Durante o inverno, o pico e as áreas circundantes podem encontrar-se cobertas com neve, sendo por isso alvo de visitas, não só por parte dos turistas, mas também, por grande parte dos habitantes da ilha.

Através da vereda do areeiro, (PR1) acede-se ao pico ruivo ao longo de um percurso de 7 kms, de grande beleza, que inclui túneis, alguns declíves acentuados e paisagens fabulosas, denotando alterações climáticas conforme a altitude e a humidade geral.

A paisagem alberga realidades tão diferentes como a vegetação luxuriante, quase selvagem, com panoramas áridos de grandes altitudes, bem como cenários muito humanizados como as localidades que daqui se avistam.

A cache
Seja discreto e tente deixar tudo como estava, ou se possível ainda melhor.