Um vértice geodésico / marco geodésico (vulgarmente chamado talefe aqui na região) é um sinal/marco que indica uma posição cartográfica exata e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices. Sendo que há vértices geodésicos de 3 ordens.
Na "geodesia clássica" (até à década de 60) esta era baseada na medição de ângulos e de algumas distâncias, sendo que a orientação precisa do Norte geográfico era efetuada por métodos de astronomia geodésica. Os instrumentos mais usados eram os teodolitos e os tacómetros, na década de 1960, foi introduzida a medição electrónica através de distanciómetros de infravermelhos para medição de distâncias, que aumentou a precisão das redes até 1 parte por milhão (1 cm por cada 10 km e actualmente já é 10 vezes melhor).
Um topógrafo experiente pode obter a partir da observação dos marcos geodésicos coordenadas com precisões muito superiores às obtidas por posicionamento com GPS
Neste caso em particular trata-se de um vértice geodésico de 3ª ordem.
Os pontos adicionais de parque são aconselhados porque apesar de se tratar de um caminho de terra batida transitável com o piso seco, molhado apenas para viaturas TT devido aos charcos que há pelo caminho, aconselho a uma caminhada para respirar o ar puro e admirar a paisagem.
A cache é de tamanho médio contem strashnote, logbook, lapis e afia. Permite a troca de pequenos objectos.