Skip to content

This cache has been archived.

bel_miro: Fim.

More
<

PiPo

A cache by bel_miro Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/08/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


PiPo

Tonel

Vasilha para armazenagem de géneros sólidos e líquidos, que constituía o principal meio de transporte e conservação de mercadorias e alimentos a bordo dos navios de grande porte, nomeadamente nos da Carreira da Índia.

 

A dimensão média do tonel era de 1,5m de altura por 1m de largura máxima, valores aproximados dentro da medida das possibilidades da época, que não permitiam a rigorosa padronização das unidades lineares: quer porquanto os processos tecnológicos não o autorizavam (era impossível fabricar em madeira, artesanalmente, dois tonéis absolutamente iguais), quer porque não era necessário.

 

O tonel servia como meio de cálculo da arqueação dos navios de grande porte, e o seu comprimento máximo correspondia à principal medida linear empregue na construção naval: o rumo. Aliás, na técnica de construção naval portuguesa os navios definiam-se por serem de “x rumos”, ou então de “y tonéis”, correspondendo neste caso a uma determinada medida em rumos, referindo-se esta ao comprimento da quilha. Os valores médios obtidos pela consulta dos principais tratados de arquitectura naval mostram-nos por exemplo que as maiores naus da Índia, pelos finais do século XVI e princípio do século XVII, deveriam andar pelos 17-18 rumos de quilha, correspondendo a c. de 600 tonéis de arqueação. É importante notar que esta medida correspondia a uma capacidade de carga efectiva: quer dizer, uma nau ou galeão diziam-se que eram de 500 tonéis por poderem efectivamente transportar 500 tonéis no espaço considerado, que era todo aquele que estava abaixo do convés. Assim, os castelos de popa e proa não eram considerados para a contagem da capacidade do navio. Para o cálculo final da arqueação considerava-se que os espaços vazios eram preenchidos com pipas, correspondendo cada duas a um tonel. Não se usavam unidades de medida menores para esta contagem.

por 'Francisco Contente Domingues'

A Cache:

Container apenas com logbook. Levar material de escrita. 

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)