Skip to Content

<

As cores do Quartzo

A cache by //Link\\ Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/16/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
 As cores do Quartzo

O Local

Como é que a visita a um humilde santuário nos pode dar uma lição de geologia? Pois bem, os edifícios são normalmente construídos com os materiais que se encontram nas suas proximidades, e por isso, a observação dos monumentos dá-nos muitas vezes bons indícios sobre as rochas da área.

Neste caso, o Santuário da Sra. Da Paz, situado em Barral – Vila Chã de São João possui uma cripta que vale a pena visitar: uma gruta toda forrada a cristal de quartzo! Além disso, o altar é um único e gigantesco cristal em bruto e a capela e a zona envolvente sao ornamentados com cristais de quartzo. Todo os cristais que podem ser aí observados provêm de uma mina próxima.

No largo onde se encontra, poderá também visitar o Museu do Quartzo no qual se encontra exposta a maior colecção de cristais de quartzo do país. A maioria dos cristais presentes foram extraídos na pedreira próxima em 1972 mas há também minerais importados do estrangeiro e doados ao museu pelas gentes da terra.

O quartzo

Etimologicamente, a palavra "quartzo" provém de uma antiga palavra alemã que significava “duro” ou “resistente”. O quartzo é o mineral mais comum nas placas continentais. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2) (Fig. 1). De acordo com a classificação moderna, o quartzo é apelidado de quartzo macrocristalino (ou simplesmente quartzo) quando os seus cristais são visíveis a olho nu ou calcedónia (quartzo criptocristalino) quando os cristais são apenas visíveis no microscópio (ver Tabela 1).

  

  Tab. 1 Modern classification scheme for quartz [4]
Macrocrystalline Quartz or simply "Quartz"
Ideal Type:
Crypto- or Microcrystalline Quartz or simply "Chalcedony"
Ideal Type:
  • none
"Fibrous" Varieties:
"Grainy" Varieties:

As cores dos diferentes cristais de quartzo devem-se a diversos factores. A título de exemplo, o quartzo fumado possui uma cor escura devido a irradiação e a vestígios de alumínio que substituíram os átomos de Silício. Inclusões de hematite (ou óxido de ferro, Fe2O3) conferem uma cor avermelhada, responsável pelo característico tom avermelhado do quartzo de Eisenkiesel. Radiação gama e a presença de átomos de ferro conferem à ametista a sua cor violeta/roxa.Muitos dos minerais listados na Tabela 1 possuem cores diferentes, o que se deve a inclusões de outros minerais ou a agentes corantes introduzidos na própria estrutura atómica dos cristais. Outros factores que afectam a cor dos cristais são a presença (ou ausência) de radiação, e as temperaturas a que os cristais se formaram e estiveram sujeitos.

No local, onde se encontram é possível observar quartzo leitoso (milky quartz). No entanto, um revestimento de óxidos de ferro confere-lhes as diversas cores superficiais que pode contemplar.

Referências

  

  Imagens retiradas de:

 
 
 Questões

No local

1. Quantas estátuas com pedestal ornamentados por cristais quartzo em bruto estão nesse largo?
2. No tecto em frente à capela, quantos cristais de quartzo estão incrustados na beira?
3. Dirija-se à estátua do anjo (Waypoint WP01 - N 41°47.860 W 008°20.630). Admire o seu perfil esquerdo (face da estátua virada a este) e responda às seguintes questões:
3.1. Qual a dimensão do painel de quartzo encarnado?
3.2. Além do encarnado, que outras cores têm os cristais?
3.3. Que letras estão gravadas na base do anjo? Procure as iniciais do esculptor, não a oração.
 

Conhecimentos adquiridos

4. Porque razão se podem classificar os minerais que observou como cristais de quartzo leitoso?
5. Preencha a seguinte Tabela 2 com as cores correspondentes aos diferentes tipos de quartzo.
 
Tab. 2 Minerais e respectivas cores
Mineral
Cor(es) típica(s)
 5.1. Aventurina
 
 5.2. Eisenkiesel
 
 5.3. Cristal de rocha
 
 5.4. Quartzo fumado
 
 5.5. Citrino
 
 5.6. Quartzo azul
 
 5.7. Quartzo rosa
 
 5.8. Prásio
 
 5.9. Ametista
 
 5.10. Jaspe
 
 5.11. Cornalina
 
 5.12. Sárdio
 
 
*Por favor, envie as respostas com a respectiva numeração das perguntas por mensagem através do meu perfil. Caso as respostas estejam incorrectas, será contactado mais tarde nesse sentido.
**Para a facilidade de preenchimento dos campos, pode descarregar um formulário aqui.
 
 For the non-Portuguese speakers, please find an English version of this page HERE
 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.