Trilhos e Lagoas - SSB GR4 - Rota do Cabo Traditional Cache
Trilhos e Lagoas - SSB GR4 - Rota do Cabo
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

A sul da cidade da Costa da Caparica, onde se encontram as praias mais procuradas pela população da Grande Lisboa, a arriba ergue-se abruptamente num desnível de 70 metros de altura e estende-se por 13 km, paralela à linha da costa.
Lavrada pelo oceano durante o período quaternário, a arriba encontra-se hoje numa posição recuada em relação à linha do litoral e possui um invulgar interesse paleontológico.
O seu interior está repleto de vestígios de fauna fóssil. A flora distribui-se por três zonas diferentes: a vegetação dunar expontânea, o acacial e a Mata dos Medos.
O acacial, que se estende por 200 hectares, da Trafaria à Fonte da Telha e engloba a faixa litoral dunar interior, foi plantado pelos serviços florestais no final do século passado, para estabilizar as dunas e secar os pântanos.
No topo da arriba localiza-se o pinhal, a Mata Nacional dos Medos, classificada como Reserva Botânica que ocupa uma área com 5 km de comprimento.
Junto ao limite sul da área protegida, a Lagoa de Albufeira constitui um local interessante para a observação de aves aquáticas. A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica é uma área que compreende uma extensão total de 1.570 hectares, abrangendo grande parte litoral da Península de Setúbal, nomeadamente desde o concelho de Almada até ao concelho de Sesimbra.
Detentora de um precioso património geológico e geomorfológico, a Paisagem Protegida de Arriba Fóssil da Costa da Caparica representa um valioso testemunho não apenas das mudanças e moldagem da paisagem na região, sendo igualmente testemunha de outras épocas e do percurso do ser humano no planeta.
A razão da sua importância prende-se com o facto da arriba ser formada por uma sucessão de estratos sub-horizontais de rochas sedimentares, de conteúdo fossilífero e origem fluvio-marinha. Como tal, em 1984 no dia 22 de maio é emitido o Decreto-Lei nº 168/84 que passaria a conceder o estatuto de área protegida à Arriba Fóssil da Costa da Caparica, criminalizando qualquer tentativa de perturbação e destruição desta vastíssima área seja através da recolha de plantas e fósseis ou na capturação de animais.
Neste bellissímo ecosistema além do seu património geológico e gemorfológico existe ainda uma rica fauna e flora, servindo de habitat para uma ampla varieade de espécies. No que concerne aos habitats. a PP Arriba Fóssil da Costa da Caparica possui sete diferentes, sendo eles: Habitats aquáticos; terrestres de influência marítima; dominados por vegetação herbácea; dominados por vegetação semi-arbustiva e arbustiva; bosques e florestas naturais; semi-naturais e espaços artificializados.
Além da atividade natural, é possível encontrar vestígios da atividade humana além da pesca, que tem servido como sustento para muitas famìlias durante gerações, está localizado o Convento da Nossa Senhora da Piedade ou dos Capuchos, datado do Século XVI (ano de 1558), considerado a maior herança arquitétonica da Arriba.
Nas imediações da Arriba encontram-se também duas importantes heranças naturais da região, o Pinhal da Aroreira e a Mata dos Medos igualmente protegida devido ao seu património florìstico, confirmado pelo Decreto-Lei nº444/71, de 23 de outubro, que posteriormente conduziu à classificação de Reserva Botânica.
A responsabilidade da gestão, preservação e proteção desta área está ao cargo do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade.
Additional Hints
(Decrypt)
anghermn