Pertenceu ao ducado de Lafões, comarca e bispado de Viseu, e foi donatária de D. Pedro Henrique de Sousa Mascarenhas Tavares da Silva, duque de Lafões, e foreira da Universidade de Coimbra.
Aquando do registo das Memórias Paroquiais (século XVIII) possuía 97 vizinhos e 340 pessoas entre pequenos e grandes. Por essa mesma altura, não tinha serviço de correios, agora com distribuição a partir da sede do Concelho, via Pereiras.
A antiga freguesia de Santa Maria de Destriz era curato da apresentação do vigário de S. Miguel de Campia e pertencente à dita comenda, no antigo concelho de S. João do Monte e tinha de congrua 30$000 réis e o pé d`altar.
Em 1836 pertence à Comarca de Viseu e ao concelho de Lafões. Com a desintegração deste, em 1837 está ligada ao concelho de Oliveira de Frades e à comarca de Vouzela. A evolução das andanças concelhias levou ainda a que esta freguesia tivesse pertencido ao concelho de S. João do Monte, numa altura em que este foi criado e que passasse a pertencer a Vouzela, enquanto não existiu uma autoridade autárquica em Oliveira de Frades.
Após a restauração da Comarca de Oliveira de Frades em 1904 (e no curto espaço de tempo em que ela vigorou anteriormente) desde logo a ela se ligou, facto que aconteceu até à recente reorganização de freguesias.
Duas componentes saltam rapidamente à vista ao falar-se da freguesia de Destriz: a primeira é o Rio Alfusqueiro, intimamente ligado à vida desta terra; a segunda refere-se às duas serras em que se insere - por um lado, a Serra do Caramulo, pelo outro, a das Talhadas (Serra do Ladário)
A sede encontra-se no fundo do vale, com o rio a separar essa povoação de uma outra da margem oposta: a Ribança. Relativamente a estas localidades, nas Memórias Paroquiais do século XVIII, que eram a voz do seu pároco, dizia-se que são sítios "de onde se não vê terra ou lugar algum por ficar entre montes”.
Mantêm-se as mesmas povoações então existentes: Destriz (Igreja), Benfeitas, Carregal e Pisco, na margem direita; Ribança, Silvares e Caselho, do lado esquerdo do Rio Alfusqueiro.
Dois séculos antes, no Numeramento de 1527, citavam-se:
»» bemfeytos 8 fogos
»» cargall 4 fogos
»» destrius 8 fogos
O Orago da freguesia é Nossa Sra. da Assunção.
A Cache
É média, contem logbook e stashnote.
Por favor levem material de escrita.
Deixem tudo conforme encontraram.
Façam CITO e tirem fotos do parque.
Divirtam-se!