
Bagunte é uma localidade e uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila do Conde, a norte do rio Ave, com 9,21 km² de área ,1 489 habitantes e densidade populacional de 161,7 hab/km².Dada a sua extensão e a boa qualidade agrícola das suas terras, é natural que a freguesia possua uma história rica, que ainda não está estudada relativamente a muitos aspectos.
Há duas realidades com valor histórico que a notabilizam: a Cividade de Bagunte e a Ponte de D. Sameiro (assim, não Zameiro, como frequentemente se escreve e diz: também se escrevia Zividade, por Cividade). Cividade de Bagunte é um nome antigo, mas não é o original: os documentos medievais chamam-lhe ora assim ora Castro de Argifonso, como se encontra nos muitos documentos transcritos no livro de Sérgio Lira . O nome primitivo poderia ter sido Brachal ou Azeveoso…
A Ponte de D. Sameiro data do tempo de D. Sancho I; existe um documento de 1209 que se refere às obras da sua construção.
Na Idade Média, assinalavam-se em Bagunte as seguintes vilas rústicas: Bagunte (que deu nome à paróquia), Vila Verde, Vilar, Figueiró, Segesmonde, Santagões e Carcavelos. A este número, talvez se deva acrescentar Ceisão. Todas elas vêm mencionadas em documentos do Mosteiro de S. Simão da Junqueira.
Vilar era sede de pousa real, devido certamente a ficar à margem duma importante estrada, conhecida como Karraria antiqua ou via vetera, que era caminho de Santiago. Era a estrada que vinha de Moreira da Maia por Vairão, Ponte de D. Sameiro e seguia depois para Rates, etc. A Quinta de Vilar foi a mais notável casa da freguesia.
Bagunte possui, além da Igreja Paroquial , dedicada a Santa Maria, várias outras capelas; a mais notável é a da Senhora das Neves, no extremo nascente, que pertencia a Cavaleiros. Noutros tempos foi, de acordo com o Tombo da Comenda de Balasar, conhecida pelo poético nome de Ermida do Vale das Flores; é um centro de peregrinação.
Esta multi-cache leva a conhecer o centro da freguesia de bagunte,conhecido como 'Largo de Santana' onde se encontra três dos vários monumentos que existem nesta freguesia.
As coordenadas iniciais levam á Igreja Paroquial,onde devem anotar a data por cima da porta principal...= A
No segundo ponto devem anotar o número de portas que existem na capela,isto é entradas que existem na capela= B
No terceiro ponto devem anotar a primeira data da descrição do cruzeiro...= C
Para encontrar as coordenadas finais deverá fazer as seguintes contas..N 41º 22.(A+B-1739) W 008º 40.0(1213-C).
A soma de controlo de A+B+C é = 22 (exemplo:1+8+8+9=26)
Espero que gostei.Obrigado pela visita.


