Skip to Content

<

Eye in The Sky

A cache by GeoTriangle Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/20/2014
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Eye In The Sky

Eye of Time

Translation

Com esta cache queremos dar a conhecer uma música da banda britânica Alan Parsons Project intitulada “Eye in the Sky” (http://youtu.be/NNiie_zmSr8). Esta música da década de 80, que fala de traição, deu nome ao sexto álbum da banda, muito popular especialmente na América do Norte. Também temos como objetivo louvar um exímio pintor surrealista espanhol, Salvador Dalí. Para além das suas valiosas pinturas também realizou por exemplo belíssimas peças de joelharia, das quais “The Eye of the Time” ou “O Olho do Tempo” é muito conhecida.

A cache encontra-se num sítio de elevado interesse geológico e geomorfológico, com um aspeto agreste que é reforçado pela escassa cobertura vegetal, o canhão do Vale dos Poios tem origem fluviocársica. Um dos maiores desta categoria em Portugal, este vale escarpado apresenta um encaixe de cerca de duas centenas de metros e está associado aos efeitos conjuntos da dinâmica erosiva das linhas de água e dos processos de dissolução típicos das regiões cársicas, nas quais predominam rochas carbonatadas, como o calcário.

Herança de um longo passado geológico, a atual escorrência de água à superfície é uma raridade que apenas ocorre em anos de valores anormais de pluviosidade. Nestas ocasiões, a água brota a partir das denominadas exsurgências – aberturas de contacto entre a superfície e as galerias hipogeias do mundo subterrâneo que, nesses excecionais anos chuvosos, apresenta elevados níveis de saturação hídrica.

A observação dos pormenores das vertentes revela importantes assimetrias morfológicas, ao mesmo tempo resultantes de diferenças na litologia e nas dinâmicas erosivas. Nessas paredes que ladeiam o vale encaixado e profundo, é possível identificar setores com uma disposição quase vertical – as denominadas penas (por vezes com algumas dezenas de metros de desnível, são perfeitas para a prática da escalada), que intercalam com outros menos declivosos. Caraterísticas destas paredes são também algumas cavidades de dimensões muito diversificadas, que formam pequenas buracas ou, noutros casos, pequenas lapas - cavidades subterrâneas, no geral penetráveis pelo homem, que se abrem à superfície por galerias de desenvolvimento horizontal.

Pela beleza áspera, pelas escombreiras que vão escorrendo pelas encostas, pela geomorfologia, pelas dinâmicas hidrogeológicas que lhe deram origem e continuam, ao ritmo lento dos tempos geológicos, a modelar este espaço geográfico, o Vale dos Poios é um geomonumento de valor superlativo ainda pouco conhecido mas com muito para revelar a quem visite, interprete e se envolva com esta paisagem.

O acesso à cache exige cuidado porque o terreno é muito irregular e termina perto de um precipício. Esta cache só deve ser procurada durante o dia e com companhia.
Perigo
Nos waypoints está descrito o caminho sugerido para alcançar a cache (pode não ser o mais curto, mas é talvez o que melhor permite desfrutar do Vale do Poio Velho). Quem tiver equipamento e conhecimentos de escalada não necessita de fazer todo o percurso.

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

42 Logged Visits

Found it 35     Write note 6     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 27 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.