Na estrada nacional 240 junto actual Ponte da Munheca, existe um conjunto de pedras devidamente alinhadas fazendo no seu conjunto, aquilo que terá sido a base de uma ponte anterior à que actualmente existe desde o ano de 1875.
Parece certo que existiu mesmo uma antiga ponte no local, assim sendo a mesma terá sido de construção romana ou posterior já na época medieval. Pela tipologia da construção e pelo relevo que as pedras apresentam tudo leva a quer que terá sido uma construção romana ...
No entanto, esta hipótese coloca várias questões sendo a principal saber o porque da construção de uma ponte naquele local de difícil acesso e de elevado grau de complexidade da ponte em si e também das vias que lhe davam acesso.
Seria natural que a passagem fosse mais a sul a jusante na confluência do Ponsul com a Ribeira do Povo, pois ali a travessia seria bem mais fácil ficando assim junto do importante sítio romano da Granja dos Belgaios. No mesmo sentido, o caminho pedonal do Ladoeiro para Castelo Branco sempre foi por esta zona.
Mas a ser uma ponte romana teria de ter uma via de acesso que viria de onde e para onde ?
Provavelmente viria do povoamento romano da zona onde hoje se situa Castelo Branco, no triângulo formado pelo povoado do Monte de São Martinho e as capelas da Nossa Senhora de Mércoles e de Santa Ana, pois é ai que existem vestígios romanos.
Possivelmente esta via iria para Idanha-a-Velha passando a noroeste do Ladoeiro, a sul de Idanha-a-Nova, em seguida pela Ermida da Ns Sª do Almortão, Ermida da Ns Sª do Loreto em Alcafozes até terminar já em Idanha-a-Velha .