O CASTANHEIRO GIGANTE DO FEITAL
A freguesia de Feital localiza-se a 10 km da sede do concelho, Trancoso, e é constituída por duas aldeias: Feital, sede da freguesia, situada numa encosta virada a nascente, a uma altitude média de 720 metros, e Garcia Joanes, situada a cerca de 1 km a poente de Feital, encontrando-se separadas pela crista da serra que leva o nome da freguesia e que tem uma altitude média de 790 metros e máxima de 814 metros.
Se tivermos em conta os vestígios de ocupação humana da região, que ainda se encontram bem visíveis na área da freguesia, não é difícil concluir que a fundação da aldeia é bastante remota, podendo ser explorada nesta deslocação a este recanto do concelho, convidando a visitar algo soberbo, “O CASTANHEIRO GIGANTE DO FEITAL” – Uma árvore centenária cuja forma convida a uma entrada dentro dele mesmo.
O sossego quase absoluto, a beleza rude da paisagem, a afabilidade das gentes e o ar puro fazem o encanto de cada vez mais pessoas. Juntando a tudo isto a paisagem deslumbrante que se avista do cimo da serra, abrangendo alguns dos catorze concelhos do distrito da Guarda, a Serra da estrela, a serra da Marofa, Trás-os-Montes até à serra de Bornes, as arribas do Douro internacional, as serras espanholas da Penha de França, da Gata e dos Gredos (esta a mais de 150 Km), será fácil entender o fascínio que o Feital provoca.
Cuidado nas buscas para evitar estragar este verdadeiro monumento natural, e claro, ser discreto, levando material de escrita...
|