Um Lobo na Peneda Mystery Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (other)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Um lobo na Peneda
A figura misteriosa e imponente do lobo confunde-se com a história de Portugal. Ao longo da ocupação romana, da Idade Média e até aos dias de hoje, este predador foi gerando mitos e histórias assombrosas, repetidas e amplificadas em noites de nevoeiro, em redor de fogueiras e de sombras ameaçadoras.
Dos inevitáveis lobisomens, que na sua encarnação portuguesa têm a forma simples de bichos, distinguindo-se por andarem em duas patas, até às “fadas dos lobos” e aos mil usos supersticiosos que eram dados às diversas partes dos corpos dos lobos caçados. A perseguição às alcateias que não poupavam o gado deu origem a tradições e até a monumentos impressionantes: como alguns fojos que ainda hoje mantêm paredes convergentes com mais de dois quilómetros de comprimento – quando estas se encontravam num buraco fatal, aos lobos acossados não restava saída nem esperança.
O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo cinzento; ameaçado de extinção em Portugal, aqui restam apenas 300 exemplares, perseguidos por caçadores furtivos, venenos, pela destruição progressiva do seu habitat. Contra o seu desaparecimento, foi criada uma lei específica e vários projectos de conservação, congregando investigadores, organizações cívicas e autoridades.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. É considerado uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela impressionante beleza paisagística, pela variedade de fauna e flora e pelo interesse ecológico e etnográfico.
O PNPG é um dos últimos importantes redutos para o lobo ibérico, que aqui vive em estado selvagem, alimentando-se ainda das suas presas naturais, como o corço e o javali. Apesar de existirem conflitos com as comunidades locais, devido aos prejuízos causados no gado, lobos e homens partilham este território há séculos, o que pode ser testemunhado através da rica herança etnográfica que vamos descobrir.
O PNPG é a mais antiga área protegida de Portugal e a única com a categoria de Parque Nacional. É também o único parque da Península Ibérica com a restrita classificação de PAN Park, dada a sua extensa área selvagem e a sua riqueza natural e cultural.
Additional Hints
(Decrypt)
Ravtzn: Baqr zbeerh b ybob? Tbbtyr Rnegu cbqr nwhqne ...