A Virgem do Rochedo Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
A Virgem do Rochedo
Chamava-se Maria da Paz, mas era conhecida por a Virgem do Rochedo. Conta a lenda que vivia por estas terras de Seixas, uma jovem moça, que se enamorara por um rapaz galego.
Cruzaram olhares quando, Maria da Paz, na companhia dos seus pais, desceu ao centro da aldeia pelas festas de S. Bento. Ao ver chegar tamanha beleza não mais o jovem galego tirou os olhos de Maria, e quando o baile começou encheu-se de coragem e convidou-a para dançar. Maria reparou que o jovem rapaz tinha a pele queimada do Sol e as mãos ásperas, e perguntou-lhe se era pescador, ao qual ele respondeu que sim.
O jovem galego trazia ao peito uma peça talhada em madeira com a letra de seu nome - J, da qual Maria não tirava o olhar mas sem coragem nada disse.
Quando os pais por fim a chamaram, Maria percebeu que algo mágico tinha acontecido, pois uma lagrima teimava em correr-lhe pelo rosto, tão enamorada ficara pelo jovem galego, na hora em que os seus olhares se iam perder e sem que os pais vissem o jovem tirou rapidamente a peça esculpida do pescoço e ofereceu a Maria dizendo apenas: Joaquin …
Os anos passaram e em todas as festas de S. Bento, Maria da Paz, descia para procuram o seu Joaquin, mas ele nunca mais voltou a terras de Seixas. Já sem esperanças de o voltar a ver, passou a subir ao monte todos os dias e sentava-se num grande rochedo, onde procurava entre todos os pescadores, o seu Joaquin.
Ainda hoje, ao visitarmos o Rochedo da Virgem, podemos encontrar vestígios dum amor que o Rio teimou em separar…
Additional Hints
(Decrypt)
ire vzntrz fcbvyre