Skip to content

AZGT Biscoitos EarthCache

Hidden : 5/11/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Porque o nome “Biscoitos”?

Para perceber melhor, vamos começar pelo significado do termo “mistério que é o nome dado nos Açores às formações lávicas recentes, em particular às originadas por erupções ocorridas após o povoamento das ilhas. Na ilha do Pico, onde vastas escoadas basálticas cobrem mais de um terço do território, os "mistérios" marcam o ritmo da paisagem separando entre si as povoações (Mistério de Santa Luzia, Mistério de São João, por exemplo).

O material que compõem os mistérios e o respectivo solo (um rególito quase sempre grosseiro) é em geral denominado biscoito, daí o nome de algumas das povoações situadas sobre zonas de "mistério", por exemplo, a freguesia dos Biscoitos, no concelho de Praia da Vitória, e Biscoitos, um lugar da vila da Calheta, na ilha de São Jorge.

A origem do nome destas formações geológicas remonta pelo menos ao século XVI, quando as grandes erupções ocorridas nas ilhas de São Miguel e São Jorge, formando extensas escoadas lávicas, foram vistas como algo de incompreensível e misterioso.

As Piscinas naturais dos Biscoitos são um conjunto de formações geológicas marítimas portuguesas localizadas na freguesia dos Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, e devem a sua origem às erupções vulcânicas que também formaram os campos de cultivo das vinhas do vinho Verdelho. Estas piscinas naturais são aproveitadas como zona balnear.

São portanto escoadas de lava que, ao entrarem em contacto com a água do mar e com as diferenças de profundidade, deram origem a curiosas formações geológicas que a abrasão marinha, ao longo do tempo, se foi encarregando de acentuar.

Umas são longas depressões que o mar encheu, outras são profundos fundões igualmente cheios de água salgada. Aqui e ali surgem pequenos promontórios de pedra preta, calcinada pelo calor vulcânico. Estas formações misturam-se umas com as outras, dando origem a uma série de curiosas formações geológicas.

Corria o ano de 1969 quando se aproveitou a disposição natural destas formações na costa norte para adaptar a zona balnear.

A Earthcache

Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes tarefas por e-mail:

1. As rochas no local são homogéneas ou têm inclusões de fragmentos vulcânicos?

2A. No caso de haver fragmentos incluídos, estima qual é a dimensão aproximada (ou média) destes.

2B. No caso de serem homogéneas, a granulometria da rocha é fina ou grosseira?

3. Dirige-te para Este. Diz o que vês escrito na grande rocha por baixo da palavra “BELO”.

4. Tira uma foto com o GPS mostrando as belas piscinas naturais dos Biscoitos (Tarefa obrigatória a partir de 8 de Maio de 2020)

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.

The Earthcache

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. Are the rocks in the site homogeneous or have inclusions of volcanic fragments?

2A. If there are fragments included, estimate the approximate size (or average) of these.

2B. If they are homogeneous, the granulometry of the rock is thin or coarse?

3. Go to east. Say what you see written on the great rock below the word "BELO".

4. Take a photo with the GPS showing the beautiful natural pools of Biscoitos (Mandatory task from May 8, 2020).

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)